3 atividades que ajudam a família em um lar cristão a colaborar com o Ministério Infantil 

A família é o alicerce da nossa caminhada com Cristo: é nela que aprendemos desde cedo a amar e honrar o Senhor. É ali que começa a nossa jornada e, ao termos um lar cristão, a vida se torna muito mais feliz. 

Que tal aproveitar dinâmicas animadas, mergulhar nos estudos da Bíblia ou perguntar para os pequeninos o que aprenderam no Ministério Infantil? Isso ajuda a trazer mais de Deus para nosso dia a dia! E não se esqueça: ser um exemplo para as crianças é fundamental para guiá-las nesse caminho de fé. 

Neste texto, vamos explorar juntos algumas dicas práticas para a família colaborar com o Ministério Infantil, além de atividades bem legais para ensinar aos pequeninos sobre o valor da fé e família. Vamos aprender e crescer juntos na presença do Senhor! 

A importância de um lar cristão

Uma família feliz e sólida pratica o amor de Cristo.

Um lar cristão procura espelhar os valores do Reino de Deus em todas as suas interações e atividades do dia a dia. Isso vale para os momentos especiais juntos, nas rotinas diárias e até mesmo nas práticas de cada um. 

Em Efésios 6:4, a Bíblia nos ensina que os pais devem criar seus filhos na doutrina do Senhor, para nutri-los na fé e encorajá-los a seguir os ensinamentos de Cristo.  

Veja mais: Jesus foi criança como eu? Ensine sobre a infância de Jesus para os pequenos 

Não podemos esquecer que nós, do Ministério Infantil, contamos bastante com a colaboração das famílias para fortalecer os valores e princípios que ensinamos. Passamos cerca de duas horas semanais com as crianças, enquanto a família tem o resto da semana para reforçar os princípios do Pai e plantar a semente de Sua palavra. 

Veja, a seguir, formas de reforçar o valor da família na formação cristã da criança e no Ministério Infantil! 

Como reforçar o valor da participação da família no Ministério Infantil? 

Durante o crescimento das nossas crianças, elas são influenciadas por diferentes áreas: escola, família e igreja são algumas delas. Para fortalecer a Palavra de Deus em suas vidas, é importante que os pais trabalhem em parceria com o Ministério Infantil, para reforçar os aprendizados. 

Vale lembrar que essa relação “fé e família” é muito importante para desenvolvimento delas, afinal, com uma família amorosa que coloca em primeiro lugar a Palavra de Deus, se importa e conversa entre si, elas crescem conhecendo quem Deus é e como podem se parecer com Ele.  

Em Deuteronômio 6:6-7, Moisés reforça que precisamos ensinar a Palavra com persistência. “Quando estiver em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”, diz o versículo, reforçando que um lar cristão constantemente traz Deus para suas realidades. 

Outras formas de incluir exercitar a fé da criança são: 

  • Contar uma história bíblica para crianças antes de dormir; 
  • Se sua igreja possui culto da família, frequente com todos os membros; 
  • Elogiá-la quando ela agir de acordo com os princípios de Deus; 
  • Orar antes das refeições. 

Confira também este artigo sobre o papel do pai no Ministério Infantil! 

3 atividades que reforçam a ideia de lar cristão no Ministério Infantil 

Provérbios 22:6 nos lembra que devemos educar nossas crianças no caminho que elas devem andar, assim, até quando envelhecerem, não se desviarão dele. Uma das formas mais legais de fixar esses conhecimentos nas crianças é por meio de atividades práticas sobre fé e família. 

A seguir, você encontrará 3 atividades que nos ajudam a reforçar a importância de um lar cristão. Vale lembrar que elas foram retiradas desse vídeo da Jessica Chiarello e que não substituem a ida ao culto da família.  

Essas atividades podem ser realizadas tanto dentro da própria família em casa, em um momento de descontração e dedicação ao Pai, quanto pelas tias e tios durante o Ministério Infantil.  

Uma dica para as tias e tios é fazer essas atividades durante o Ministério Infantil e pedir para as crianças repetirem em casa com os pais, irmãos e avós.  

1. Teia familiar 

Para a primeira dinâmica, você vai precisar de uma sala ampla e um rolo de barbante

  1. No primeiro passo, os participantes devem se posicionar em círculo, sentados ou em pé, como for melhor para todos. 
  1. O primeiro participante, com o rolo de barbante na mão, deve falar o seu nome e o que a palavra “família” representa para ele.  
  1. Após terminar de falar, ele deve segurar a ponta do fio de barbante e jogar o rolo para outra pessoa da roda.  
  1. A pessoa que pegar deve também falar seu nome e o significado de “família” para ela, segurar uma ponta e jogar o rolo para a próxima.  
  1. Esse movimento deve ser feito até todas as pessoas segurem uma parte do barbante. Assim, será formada uma teia que conecta todos os participantes. É importante que todos falem, mesmo se estiverem com vergonha, assim, estimulamos a fala e capacidade de se expressar. 
  1. No fim, você pode explicar que “família” é exatamente como a teia: todos estão conectados um ao outro e devem se manter assim, para buscar equilíbrio e sustentação. 

2. Juntos somos mais fortes 

Para fazer a dinâmica, você vai precisar de um pacotinho de palitos de churrasco com as pontas cortadas, para nenhuma criança se machucar. 

  1. Distribua um palito para cada criança. 
  1. Peça para que elas tentem quebrar o palito – eles irão quebrar facilmente.   
  1. Separe de 15 a 20 palitos, junte-os e amarre com uma fita, para que eles não se separem. 
  1. Passe esses palitos para as crianças tentarem quebrar novamente. Nesse momento, elas não vão conseguir, afinal, fica muito difícil. 
  1. Explique para as crianças que, por estarem unidos, é mais difícil de quebrar os palitos. A família é a mesma coisa: se ela estiver unida, será muito difícil de quebrar. O verdadeiro ditado “juntos somos mais fortes”. 

3. Está faltando uma peça 

Com ajuda de quebra-cabeças, a criança percebe que ela também é uma peça em sua família.

Essa dinâmica traz muita diversão para um lar cristão! Para começar, você precisará de vários jogos de quebra-cabeça. 

  1. Separe as crianças em grupos. 
  1. Retire 1 ou 2 peças de cada quebra-cabeça e guarde-os com você. 
  1. Distribua os quebra-cabeças entre os grupos. 
  1. Peça para as crianças montarem e fique observando. 
  1. Quando elas estiverem terminando, provavelmente irão falar que têm peças faltando. Nesse momento, pergunte-os: “Mas, elas são tão importantes assim?” 
  1. Com certeza, as crianças irão dizer que SIM!  
  1. Incite as crianças a explicarem o porquê que essas peças fazem falta. 
  1. No final, explique que o quebra-cabeça é como a nossa família. Todos nós somos peças muito importantes para que a nossa família seja completa, feliz e com os princípios cristãos.  

Para construir um lar cristão, é importante que práticas como essas façam parte do nosso dia a dia. Assim, o Ministério Infantil pode progredir com ensinamentos cada vez mais profundos e impactantes ao longo do tempo. Confira mais conteúdos valiosos para apoiar os voluntários da igreja no blog do MyKids!