fbpx
skip to Main Content
Mais voluntarios

Mais voluntários para o seu ministério infantil

3 Chaves para levantar mais voluntários para o seu ministério infantil

Uma das maiores dificuldades dos líderes de ministério infantil é encontrar novos voluntários. Pessoas que de fato vão pastorear as crianças e levá-las a conhecerem a Deus. E parece que você está sempre pedindo ajuda; talvez você também esteja se vendo sozinho neste ministério, se perguntando: “Será que não tem ninguém na minha igreja que pode vir nos ajudar?” Mas a partir dessa fala quero começar a te entregar a primeira chave valiosa para levantar mais voluntários para o seu ministério, você está pronto?

Vamos começar

Você não precisa de pessoas para ajudar, mas sim de pessoas para viverem uma missão! E isso faz toda a diferença. Gosto de dizer que o ministério infantil não está procurando uma camiseta daquelas que encontramos nos uniformes de funcionários de lojas escrito “Posso ajudar?” para vestir nas pessoas, muito pelo contrário, o ministério infantil é o lugar onde as pessoas deveriam ansiar por estar servindo, porque ele é o lugar mais valioso da igreja, afinal as crianças precisam de salvação hoje e elas podem hoje ser e fazerem grandes coisas em Deus. E acredito que se você está lendo este texto é porque você já sabe disso, então você precisa começar a comunicar essa verdade através da missão do seu ministério. Missão? Sim, todo o ministério precisa de uma missão e para você poder responder qual é a sua,você precisa responder aquilo que chamo de quatro perguntas fundamentais. Veja quais são elas:

  1. Qual é o seu propósito? – Ou seja, para que o ministério infantil existe?
  2.  Qual é a sua visão? – Ou seja, onde você deseja ver o seu ministério chegar?
  3. Quais são os seus valores? – Ou seja, o que você quer construir e lapidar nas crianças e nos seus voluntários?
  4. Como? – Ou seja, como você colocará as três perguntas anteriores em prática?

Essas quatro perguntas te mostrarão qual é a missão e a partir disso você deve ensiná-la as pessoas da sua igreja. Acredite, a maioria das pessoas não quer entrar em um bote que está cheio de furos (falta de pessoas, material, estrutura e ainda com muitas crianças – na visão delas – barulhentas, agitadas e que bagunçam) para ajudar a remar, mas muitas pessoas ao entenderem que esse bote está indo para uma missão e que Deus o ama e que o desejo Dele é que ele vá longe, vão querer entrar e servir remando com você.

E aqui você encontra mais uma chave: você precisa ensinar as pessoas sobre o que Deus pensa em relação às crianças. Parece simples, mas não é! Muitos cristãos têm uma visão distorcida sobre a importância das crianças na igreja e no mundo espiritual, muitas acreditam que as crianças são novas demais para conhecerem a Cristo ou que apenas quando elas forem “grandes” elas podem viver as coisas espirituais e isso é um terrível, se não o maior, engano que os adultos podem cometer. Quando Jesus Cristo nos diz em sua palavra: “Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos…” em Mateus 18:10 Ele também estava nos alertando como igreja, que não devemos desprezar as crianças e subestimá-las, porque elas podem sim desde a sua mais tenra idade aceitar ao Senhor, receber a sua identidade, se relacionar com Ele e viver por Ele!E muitos adultos precisam aprender essa verdade.

Assim como quando Jesus Cristo nos diz: “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16:15. Essas pessoas incluíam as crianças, então nós precisamos obedecer a esse mandamento e levar as pessoas a entenderem que elas pertencem a isso também, sendo assim servir ensinando as crianças a palavra do Senhor é um privilégio e isso revela a elas que o ministério infantil não é um lugar de entretenimento ou de babá gospel, mas sim de ensino da palavra e um grande projetor para que as crianças conheçam e se relacionem com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Agora com essas duas grandes chaves, chegou a hora de usar a última chave, no momento do convite além de compartilhar a missão e ensinar o que Deus pensa sobre as crianças, você também deve testemunhar como o ministério é incrível. Talvez você tenha um testemunho próprio, de como a sua vida se transformou enquanto servia, ou de alguma criança que viveu uma linda experiência com o Senhor e que mostra como é relevante servir a esse ministério, porque isso incentivará as pessoas a quererem ver isso acontecer também na vida delas ou através delas.

Então colocando em prática essas três chaves você terá pessoas servindo a missão do ministério infantil com entendimento e com o coração alinhado ao do Pai e muito mais pessoas querendo servir não só a missão do ministério, mas a que Cristo nos deixou: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:19-20

Sei que essas três chaves já foram valiosas por si só e que elas geram muitos movimentos para serem feitos a partir deste momento. Mas quero terminar esse texto lhe deixando uma chave bônus que pode alargar a sua visão e que creio que pode fazer toda a diferença: você não precisa de voluntários apenas para servir de forma direta as crianças, ministrando na vida delas. Tenha também em mente que uma equipe de apoio pode ser tudo aquilo que você precisa. Busque levantar pessoas para te auxiliar no check-in, no preparo prévio do culto ao longo da semana, no louvor, em decoração e trabalhos manuais, na parte administrativa e também de comunicação, por exemplo. Ter uma rede de apoio te fará descentralizar o servir, trazer mais pessoas e valorizar os dons e talentos delas, pense nisso, está bem?

Espero que depois dessa leitura você tenha recebido um direcionamento mais claro e profundo de como você pode ter mais voluntários servindo com entendimento e com o coração alinhado ao do Pai no seu ministério.

Rebeca Sousa – atua com ministérios infantis há dezoito anos, pedagoga e é fundadora do Projetando Gerações

@projetandogerações

 

dicas para ministerio infantilMais voluntarios

This Post Has 3 Comments

  1. É isso!
    Vamos construir um MI com voluntários que entendem a missão que fazemos e que são apaixonados pelo o que fazem

  2. Que maravilha aprender mais sobre o ministério infantil, não precisamos de voluntários e sim de pessoas que vêem as crianças como Deus as vê.

    As crianças precisam e anseiam por um salvador, pois assim como os adultos tem necessidades espirituais em sua vida, as crianças também tem.

  3. Ótimas colocações,úteis para o Ministério Infantil de qualquer igreja que deseja ter um ministério com excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top