Como conseguir mais voluntários para o seu Ministério Infantil?

Todo líder já se perguntou como conseguir mais voluntários para o Ministério Infantil pelo menos uma vez. No entanto, para além de número de professores, é importante lembrar que eles devem estar alinhados com o propósito de Deus.

Pensando em ter as pessoas certas ao seu lado, que sabem que as crianças são a igreja tanto quanto os adultos, este texto reúne três chaves para levantar voluntários para o Ministério Infantil. Continue a leitura e confira!

3 chaves para levantar mais voluntários para o seu Ministério Infantil

Você já sabe que uma das maiores dificuldades dos líderes de Ministério Infantil é encontrar novos voluntários, pessoas que de fato vão pastorear as crianças e levá-las a conhecerem a Deus.

Crianças sentadas em roda no Ministério Infantil, com professor explicando a atividade.
É preciso comunicar, para crianças e adultos, a missão do Ministério Infantil. Assim, você coloca todos no caminho de Deus.

Às vezes, parece que você está sempre pedindo ajuda; talvez você esteja se vendo sozinho neste Ministério, se perguntando: "será que não tem ninguém na minha igreja que pode vir nos ajudar?". A primeira chave fala exatamente sobre isso!

Primeira chave

Você não precisa de pessoas para ajudar, mas sim de pessoas para viverem uma missão! E isso faz toda a diferença. O Ministério Infantil não está procurando uma camiseta daquelas que encontramos nos uniformes de funcionários de lojas escrito "posso ajudar?" para vestir nas pessoas.

Muito pelo contrário: o Ministério Infantil é o lugar onde as pessoas deveriam ansiar por estar servindo, porque ele é o lugar mais valioso da igreja, afinal, as crianças precisam de salvação hoje, e elas podem ser e fazerem grandes coisas em Deus.

Se você está lendo este texto é porque você já sabe disso, então você precisa começar a comunicar essa verdade através da missão do seu ministério. Sim, missão, pois todo o ministério precisa disso.

Para você poder responder qual é a sua, pode responder as quatro perguntas fundamentais. Veja quais são elas:

  • Qual é o seu propósito, ou seja, para que o Ministério Infantil existe?
  • Qual é a sua visão, ou seja, onde você deseja ver o seu ministério chegar?

  • Quais são os seus valores, ou seja, o que você quer construir e lapidar nas crianças e nos seus voluntários?

  • Como, ou seja, como você colocará as três perguntas anteriores em prática?

Essas quatro perguntas te mostrarão qual é a missão e, a partir disso, você deve ensiná-la às pessoas da sua igreja. Essa é a primera chave para trazer mais voluntários para seu Ministério Infantil!

Segunda chave

Acredite, a maioria das pessoas não querem entrar em um bote que está cheio de furos (falta de pessoas, material, estrutura e ainda com muitas crianças - na visão delas - barulhentas, agitadas e que bagunçam).

Grupo de adultos sentados ao redor da mesa, com xícaras de café em cima dela.
É papel do líder explicar a missão do Ministério Infantil e angariar outras pessoas no propósito de Deus para as crianças, por mais difícil que seja.

No entanto, quando elas entendem que esse bote está indo para uma missão, que Deus o ama e que o desejo Dele é que ele vá longe, vão querer entrar e servir remando com você.

E aqui você encontra mais uma chave: você precisa ensinar as pessoas sobre o que Deus pensa em relação às crianças. Parece simples, mas não é! Muitos cristãos têm uma visão distorcida sobre a importância dos pequeninos na igreja e no mundo espiritual.

Muitas acreditam que as crianças são novas demais para conhecerem a Cristo ou que apenas quando elas forem "grandes" podem viver às coisas espirituais. Este é, provavelmente, um dos maiores enganos que os adultos podem cometer.

Quando Jesus Cristo nos diz em sua palavra "Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos…", em Mateus 18:10, ele também estava nos alertando como igreja que não devemos desprezar as crianças e subestimá-las, porque elas podem sim, desde a sua mais tenra idade, aceitar ao Senhor, receber a sua identidade, se relacionar com Ele e viver por Ele! E muitos adultos precisam aprender essa verdade.

Criança à mesa com sua família, todos de mãos dadas e orando.
As crianças devem viver o Espírito Santo tanto quanto os adultos.

Assim como quando Jesus Cristo nos diz "E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.", em Marcos 16:15. Essas pessoas incluíam as crianças, então é preciso obedecer a esse mandamento.

Dessa forma, servir ensinando as crianças a palavra do Senhor é um privilégio, e isso revela que o Ministério Infantil não é um lugar de entretenimento ou uma espécie de babá gospel, mas sim de ensino da Palavra. É um grande projetor para que os pequenos conheçam e se relacionem com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Terceira chave

Com essas duas grandes chaves, chegou a hora de usar a última chave no momento do convite. Além de compartilhar a missão e ensinar o que Deus pensa sobre as crianças, você também deve testemunhar como o ministério é incrível.

Talvez você tenha um testemunho próprio, de como a sua vida se transformou enquanto servia, ou de alguma criança que viveu uma linda experiência com o Senhor e que mostra como é relevante servir a esse ministério. Isso incentivará as pessoas a quererem ver isso acontecer também na vida delas (ou através delas).

Grupo de adultos sentados em círculos, na igreja, trocando vivências.
Demonstre como o Senhor tem agido na sua vida através das crianças e prove que Ele age ao redor delas.

Colocando em prática essas três chaves você terá mais pessoas servindo a missão do Ministério Iinfantil com entendimento e com o coração alinhado ao do Pai e à mensagem que Cristo nos deixou: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”, em Mateus 28:19-20.

Essas três chaves já foram valiosas por si só, e elas geram muitos movimentos para serem feitos a partir deste momento. Para terminar esse texto, aqui vai uma chave bônus, que pode expandir a sua visão e fazer toda a diferença: você não precisa de voluntários apenas para servir de forma direta às crianças, ministrando na vida delas.

Tenha em mente que uma equipe de apoio pode ser tudo aquilo que você precisa. Busque levantar pessoas para te auxiliar no check-in, no preparo prévio do culto ao longo da semana, no louvor, em decoração e trabalhos manuais, na parte administrativa e também na comunicação. Ter uma rede de apoio te fará descentralizar o servir, trazer mais pessoas e valorizar os dons e talentos delas.

O MyKids, uma solução para check-in, torna mais rápida a inscrição e recepção das crianças nos cultos, diminuindo filas e o tempo gasto no preenchimento de etiquetas, por exemplo. Ele pode ser um grande parceiro do seu Ministério Infantil! Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e acesse o site!

Sobre a autora

Rebeca Sousa atua com Ministérios Infantis há dezoito anos. É pedagoga e fundadora do Projetando Gerações (@projetandogerações).