Transmita a visão correta do seu Ministério Infantil

O Ministério Infantil é a porta de entrada para o evangelho. É nele que as crianças irão aprender a base dos estudos bíblicos, de forma que continuarão a conhecer todo o caminho de Deus no decorrer de sua vida. Por isso, transmitir a visão correta durante os encontros e cultos é fundamental.

Fazer isso pode parecer complicado, afinal, é uma grande responsabilidade para professores e professoras. No entanto, com conhecimento, estudo da Palavra e Deus à frente, a tarefa se torna mais simples.

Para te ajudar, este texto dá dicas de como transmitir a visão correta para o Ministério Infantil. Junte com outros conhecimentos que você já tem e, com certeza, os encontros e cultos serão um sucesso!

Como transmitir a visão correta para o Ministério Infantil?

Se você usa óculos de grau, sabe o quanto ele é necessário para enxergar nitidamente as coisas. Quando ele fica sujo ou embaçado, é preciso parar e limpá-lo para conseguir enxergar outra vez e da forma correta.

Assim é com a igreja. Muitas até utilizam o óculos da Bíblia, mas as suas lentes estão embaçadas e sujas quando se trata das crianças, seja por falta de entendimento, porque nunca foram ensinadas, porque se perderam na manutenção ou porque o grau já está errado e precisa de ajuste a algum tempo.

Em outras palavras, muitas igrejas até sabem que Jesus ama as crianças, mas como elas veem isso está distorcido. Elas pensam que Jesus ama as crianças porque elas são fofas e engraçadinhas enquanto se apresentam com um louvor, mas, na verdade, Jesus as ama porque elas precisam de salvação, assim como qualquer adulto.

Afinal, Jesus morreu por todas as pessoas e isso as incluem. Como você consegue distinguir se o óculos da sua igreja está sujo e embaçado? Por meio da importância que ela dá ao Ministério Infantil. Tendo isso em mente, como transmitir a visão correta do seu ministério infantil para a igreja? Confira algumas dicas!

Tomando as atitudes certas

Se a sua igreja acredita que o Ministério Infantil é um lugar de entretenimento, creche gospel ou um espaço para crianças brincarem e se divertirem enquanto os adultos são ministrados, algo está errado.

É hora de transmitir a visão correta do Ministério Infantil para a igreja. Você vai precisar de muito estudo da Palavra e até certa paciência, mas não se preocupe: Deus é o Ser o mais interessado nessa missão.

Após orar e pedir conhecimento do Espírito Santo, é hora de tomar alguns passos práticos para limpar os óculos ou trazer uma nova visão para a sua igreja.

A primeira coisa para se fazer é responder a si mesmo as quatro perguntas fundamentais do seu Ministério. Sem elas é impossível explicar o que ele verdadeiramente significa e levar outros a limparem o seu óculos. As respostas precisam ser a base do Ministério. Conheça cada uma delas:

Qual é o propósito do seu ministério infantil?

Pare e reflita: por que o Ministério foi criado? Talvez, no começo, ele surgiu para suprir uma necessidade de atender melhor os adultos que estavam no culto e precisavam se concentrar.

No entanto, sabemos que esse não deve ser o propósito, pois o Ministério Infantil não é uma creche ou um lugar de entretenimento. Então porque ele existe? Para que ele serve? As respostas te mostrarão o propósito.

Qual é a visão?

Quando temos uma visão sabemos exatamente onde queremos chegar. Ela se torna nosso combustível, seja nos bons ou nos maus momentos. Então pare e responda: no futuro, como você deseja ver essas crianças? Que tipo de formação você quer que elas tenham tido? Como você imagina seus voluntários daqui a cinco anos? Qual estrutura vocês desejam alcançar física e espiritualmente como Ministério? As respostas te mostrarão a visão.

Quais são os valores?

Onde o seu propósito e a sua visão serão pautados? A Bíblia é repleta de versículos que podem pautar os seus valores para o Ministério Infantil, como Marcos 16:15, Mateus 19:14 e Mateus 28:19. Mas, além deles, quais serão os princípios que cada voluntário precisa ter para servir? Quais são os valores em que as crianças irão ser desenvolvidas durante os cultos? As respostas te mostrarão os valores.

Como?

Com as três primeiras perguntas definidas, quais são os passos necessários para que a teoria saia do papel e vocês consigam projetar as crianças para viverem tudo isso? Quais serão os temas de cada culto? O método de ensino? Os materiais e visuais necessários? Quantas pessoas vocês precisam?

Responder a essas perguntas vai te mostrar exatamente, o porquê, para quê e como você vai trabalhar com as crianças, fazendo com que a igreja compreenda de maneira mais fácil a importância do Ministério.

Preparando um culto de ensino

É importante fazer um culto de ensino. Ao responder às perguntas, marque uma conversa de alinhamento com o seu pastor, veja se as respostas estão alinhadas ao que a igreja acredita e, se preciso for, mostre a ele onde e porque você está pautando essas respostas. Depois, juntos, vejam uma data para realizar um culto onde a ministração seja sobre o que Deus pensa sobre as crianças.

Nesse culto, o seu pastor vai ensinar a igreja e alinhar a sua visão com a de Deus. As pessoas vão poder aprender como o coração de Deus ama as crianças e se move por elas (Marcos 10:13-16), como o Espírito Santo deseja viver nas crianças desde a mais tenra idade (Atos 2:38-39), como elas não são pequenas demais para servir no reino de Deus (1 Samuel 2:18), como Deus as escuta e fala com elas (Gênesis 21:16-17) e como elas não são uma igreja a parte, mas elas fazem sim parte do corpo de Cristo (Deuteronômio 31:12).

Apresentando a visão para a igreja

Então nesse mesmo culto (ou no próximo) é o momento de apresentar a igreja as quatro perguntas fundamentais respondidas. Assim ela entenderá a base e a estrutura do Ministério, assim como a importância do trabalho feito com as crianças.

Prepare, para a sua apresentação, um tempo de no máximo dez minutos, faça um slide com os tópicos das quatro perguntas e separe um testemunho, no final, de uma criança e de um voluntário, que tem vivido algo especial no Senhor dentro do Ministério. Isso despertará curiosidade e amor nas pessoas.

Alinhando a visão com a liderança

O próximo passo é reunir toda a liderança da igreja. Chame um representante de cada Ministério e, dentro de trinta minutos, em uma pequena reunião, compartilhe de forma mais aprofundada o seu como.

Convide a liderança a contribuir com o Ministério, seja divulgando ele para os adultos, pedindo para que eles verifiquem se as pessoas podem servir ou auxiliar com a formação dos pais e assim por diante.

Criando a parceria perfeita

E, por fim, o seu último passo será começar a realizar o que eu chamo parceria perfeita, que é igreja e família, juntas projetando as crianças em Deus.

Prepare um café da manhã ou da tarde para os pais e convide todos os responsáveis para estarem presentes. Nessa reunião, comece com o tempo de comunhão, depois faça um quebra-gelo para que todos se conheçam. Em seguida, ministre sobre a formação de filhos, como o Ministério está a disposição para ser um suporte nesse processo e termine apresentando novamente as quatro perguntas. Por fim, divida os pais em pequenos grupos (por faixa etária), onde eles conhecerão os voluntários e poderão conhecer de forma mais pessoal como os seus filhos tem sido ministrados.

Pronto, agora sim! Depois de fazer esse passo a passo, é impossível que a sua igreja permaneça com o óculos sujo e embaçado. Junto das aulas certas, as crianças crescerão embaixo da luz divina, com base no que Jesus deseja para nossas vidas.

Gostou dessas dicas e quer melhorar ainda mais o Ministério Infantil? Então conheça o MyKids, uma ferramenta de check-in e check-out de crianças que garante segurança nos cultos! Clique na imagem abaixo e acesse.

Clique na imagem e acesse o site do MyKids!

Sobre a autora

Rebeca Sousa atua com Ministérios Infantis há mais de dezoito anos. É pedagoga e fundadora do Projetando Gerações.

@projetandogerações