fbpx
skip to Main Content
dicas para ministério infantil

10 Dicas práticas sobre criatividade

Dicas práticas sobre como exercitar a sua criatividade

Criativo? Eu? Você já se pegou pensando na seguinte frase: “Nossa eu não sou nada criativo!”, pois bem! Quero te afirmar que essa frase é um sofisma, uma mentira que acreditamos como se fosse verdade. Porque se sabemos que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, precisamos saber que sendo assim todos nós somos criativos também. É por isso, que nesse texto quero te mostrar a luz da palavra e também de muita experiência e conhecimento, dicas práticas sobre como exercitar a sua criatividade, porque sim, a criatividade só precisa ser exercitada e logo você verá como fica cada vez mais fácil ser criativo.

Então pegue um papel e uma caneta e anote essas dicas, pois uma das qualidades que todo voluntário de ministério infantil precisa ter é a criatividade. Afinal as crianças precisam sempre de uma nova forma de: aprender, brincar e fixar o aprendizado, isso faz com que precisemos sempre pensar em maneiras diferentes de ministrar a palavra de Deus, porque ela nunca mudará, mas o como a apresentamos está em constante mudança, principalmente porque a cada ano que passa uma nova geração de crianças surgem, com suas peculiaridades e diferenças. E se até nós adultos não gostamos quando tudo é igual o tempo todo, o que dirá elas, não é mesmo? Nós não podemos ser um museu, onde as nossas obras são as mesmas de cinco ou dez anos atrás e para que isso aconteça é necessário, muita criatividade, por isso a primeira coisa que você precisa fazer para ser criativo é entender que:

  1.  Deus criou todas as coisas, por isso, em você há criatividade (Colossenses 1:16):
    Olhe para a criação, observe quantos tipos de animais, flores, estrelas, árvores, frutas e frutos existem. Pense em como cada ser humano difere e você terá certeza de que além de criador Deus é criativo e perfeito em tudo o que faz. Então se Ele é criativo, nós também somos! Talvez seja apenas necessário exercitar mais a sua criatividade, pesquisando, conhecendo, vendo referências, testando coisas novas, mas uma coisa é inegável: em você há criatividade! Deus deseja criar através de você, você só precisa se dispor a aprender como criá-las.
  2. Você não deve ter medo de tentar novas coisas (1 João 4:18)
    O medo nos impede de criar, por isso, abandone-o e se arrisque, teste uma nova maneira de ministrar a palavra de Deus, uma nova brincadeira para fixar o aprendizado, tente ensinar o versículo de outra maneira. É tentando que você saberá se as crianças gostam ou não e se você errar não tem problema, tente algo diferente, Deus te deu cinquenta e dois domingos para tentar coisas novas!
  3. Deus te convida para criar com Ele (Gênesis 2:19):
    Observe o versículo de Gênesis 2:19 que diz: “…O Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria…” Deus estava convidando Adão para dar nome a toda criação, isso com certeza foi muito especial. Adão um simples humano dando nome a tudo aquilo que Deus havia criado, uau! E Deus também está te convidando para criar com Ele, para que as crianças que você é responsável no Ministério Infantil, possam aprender cada vez mais sobre quem Ele é, quem elas são Nele e tudo o que elas podem fazer com Ele. Então quando você precisar de ajuda lembre-se: João 14:26, o Espírito Santo está com você para lhe ensinar todas as coisas, por isso: seja criativo!
  4. Você precisa ter um único lugar para anotar as ideias:
    É extremamente importante ter um caderno, agenda, bloco de notas ou algum aplicativo no próprio celular onde você possa recorrer assim que tiver uma nova ideia e anotá-la. Isso faz com que você não se esqueça dela e também ficará registrado na sua memória. Ali também se tornará o seu lugar de referências escritas e isso facilita para que quando um determinado assunto ou tema do ministério for citado, você saiba onde encontrar uma ideia criativa.
  5. Para ser criativo é necessário buscar novas referências:
    Separar um tempo para buscar novas ideias, conhecer ministérios infantis diferentes do seu e buscar sites e plataformas de imagens de ideias é fundamental, porque isso faz com que a sua mente se exercite e que o seu olhar se expanda. E aqui quero deixar indicado o site do Pinterest, lá você pode achar um mundo de novas referências e uma dica super válida é pesquisar em inglês também, porque o site te indicará muitas ideias inovadoras.
  6. É necessário exercitar a mudança:
    Faça uma lista da sua rotina no ministério e observe o que você está fazendo igual já à algum tempo, então se desafie a mudar e fazer diferente, isso é super válido também para aquela data comemorativa ou evento, se você sempre faz um teatro, que tal exercitar a mudança e se desafiar a fazer um vídeo dessa vez ou uma experiência para as crianças e as famílias viverem aquela data juntos? A mudança pode parecer arriscada e incerta, mas você precisa tentar algo novo, só assim você poderá ser mais criativo, ter novos resultados e descobrir coisas novas que o Senhor deseja fazer através de você na vida das crianças e de suas famílias.
  7. Todos nós precisamos renovar o olhar:
    Tire um dia para ir a um museu, parque ou em algum lugar infantil, então com a sua forma de anotação criativa, apenas observe e anote o que esse lugar te inspira, o que te chama atenção e o porquê, depois veja se as suas anotações podem se tornar algo novo para o seu ministério e coloque em prática se possível naquele mesmo momento. Mas se no primeiro momento nada novo te saltar aos olhos, não se entristeça continue fazendo esse exercício e o seu olhar será renovado.
  8. Usar a criatividade é uma chave valiosa:
    Já parou para pensar no que faz as crianças parecerem mais criativas que os adultos? Elas são curiosas, elas fazem perguntas, elas querem tentar fazer diferente e como a Bíblia já nos diz nós precisamos ser como crianças (Mateus 18:3). Então comece a usar a sua curiosidade, se pergunte: como será que é feito isso? Como eu posso mudar essa atividade sem usar a folha de colorir? De onde isso veio? Porque fazemos sempre essa coisa? Isso vai te ajudar sem dúvida.
  9. Por fim, lembre-se descansar é fundamental!:
    Uma mente cheia de problemas, pensamentos e situações para se resolver, geralmente não consegue criar, por isso quando sentir que está cansado, sobrecarregado e exausto, pare e descanse, tire um momento para você, faça algo que você goste e depois sim volte a criar. Isso vai te impulsionar a se renovar e ter novas ideias!

Agora vamos lá, se desafie e exercite a sua criatividade, porque se Deus é criativo você que é filho (a) Dele também é!

Rebeca Sousa – atua com ministérios infantis há dezoito anos, pedagoga e é fundadora do Projetando Gerações

@projetandogerações

Contação de histórias biíblicas: como fazer isso?

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top