fbpx
skip to Main Content
Contação De História

Contação de histórias

A contação de histórias é uma das maneiras de transmitir as experiências já vividas por outros povos e gerações posteriores, dessa forma, preserva-se as culturas e os valores quando compartilhado.
Veja a instrução dada pelo Senhor para o povo de Israel no livro de deuteronômio 6:1-9, esses versículos nos ensinam sobre a importância da contação de histórias para ensinar uma criança, porém, independente da idade todos podem usufruir dos benefícios gerados pelo ato de ouvir e vivenciar uma bela história.

O mais interessante é saber que podemos transmitir os valores e princípios ordenados por Deus em qualquer lugar e em qualquer momento, andando pelo caminho, sentado em casa, ao deitar-se e quando despertamos e nos sentamos a mesa para tomar um café da manhã com a família.

Podemos também recorrer aos recursos visuais para exemplificar, demonstrar e reforçar o que está sendo ensinado no momento. Observe essas estratégias nas escrituras: “Amarre-as como sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (deuteronômio 6:8). Não é incrível a pedagogia de Deus? Os recursos visuais auxilia na memorização e armazenamento do conteúdo ensinado.

É fato, contar histórias é uma excelente maneira de ensinar os valores e princípios dados por Deus em sua palavra!

Como contar histórias para as crianças do ministério infantil?

  • Conheça a história ao ponto de não precisar recorrer a bíblia na hora da ministração! Aprenda o nome, as características de cada personagem e os detalhes da história, tudo deve estar na ponta da língua e dentro do coração!
  • Separe os recursos visuais para exemplificar, demonstrar e reforçar o que deseja ensinar. Abuse dos matérias concretos!!! As crianças amam e precisam ver e tocar nos objetos e personagens para concretizar sua aprendizagem.
  • Jogue a vergonha fora e expresse a história: gesticule bem as palavras, altere seu tom de voz quando necessário, exagere mas também sussurre palavras. Explore a expressão corporal e seja dinâmico.

Siga as orientações dadas por Deus e comece a contar histórias hoje mesmo!!!

Espero ter dado uma mãozinha para o seu ministério!

Ana Paula Martins
Pedagoga/psicopedagoga
Mamãe da Allegra e do Rafael e professora do ministério infantil.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top