Contação de histórias bíblicas: como fazer isso?

A contação de histórias bíblicas é uma das maneiras de transmitir as experiências já vividas por outros povos e gerações posteriores. Dessa forma, preserva-se as culturas e os valores quando compartilhado.

No livro de Deuteronômio 6:1-9, o Senhor para o povo de Israel nos ensina sobre a importância da contação de histórias para ensinar uma criança. Ao contrário do que se pensa, independentemente da idade, todos podem usufruir dos benefícios gerados pelo ato de ouvir e vivenciar uma bela narrativa.

Clique e conheça o MyKids!

O mais interessante é saber que podemos transmitir os valores e princípios ordenados por Deus em qualquer lugar e em qualquer momento, andando pelo caminho, sentado em casa, ao deitar-se e quando despertamos e nos sentamos a mesa para tomar um café da manhã com a família.

Podemos também recorrer aos recursos visuais para exemplificar, demonstrar e reforçar o que está sendo ensinado no momento. Observe essas estratégias nas escrituras: "Amarre-as como sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva nos batentes das portas de sua casa e em seus portões" (Deuteronômio 6:8). Não é incrível a pedagogia de Deus? Os recursos visuais auxilia na memorização e armazenamento do conteúdo ensinado.

Crianças sentadas em roda no Ministério Infantil, com professor explicando a atividade.
A contação de histórias é uma das maneiras de levar a Palavra de Deus para o Ministério Infantil.

É fato, contar histórias é uma excelente maneira de ensinar os valores e princípios dados por Deus em sua palavra. Confira, portanto, como fazer isso da melhor forma!

Como contar histórias para as crianças do Ministério Infantil?

  • Conheça a história ao ponto de não precisar recorrer a Bíblia na hora da ministração! Aprenda o nome, as características de cada personagem e os detalhes da narrativa. Tudo deve estar na ponta da língua e dentro do coração!
  • Separe os recursos visuais para exemplificar, demonstrar e reforçar o que deseja ensinar. Abuse dos matérias concretos! As crianças amam e precisam ver e tocar nos objetos e personagens para concretizar sua aprendizagem.
  • Jogue a vergonha fora e expresse a história: gesticule bem as palavras, altere seu tom de voz quando necessário, exagere mas também sussurre. Explore a expressão corporal e seja dinâmico.

Na tarefa de compor as aulas para o Ministério Infantil, quanto mais recursos você tiver à sua disposição, mais fácil será. Por isso, sempre que cruzar com algo legal pela internet, crie o costume de salvá-lo.

Você pode usar essas ideias em contações de histórias, em datas importantes para a igreja e até no dia a dia, para enriquecer as aulas. Pensando nisso, o MyKids preparou um material para o Dia dos Pais, disponível para você baixar gratuitamente. Clique na imagem abaixo e confira!

Clique e baixe os materiais gratuitos!

Sobre a autora

Ana Paula Martins é pedagoga, psicopedagoga, mamãe da Allegra e do Rafael e professora do Ministério Infantil.