A oração e a leitura da Bíblia são as chaves do nosso relacionamento com Deus. Dessa forma, introduzir a prática da oração com as crianças é uma forma de cultivar no coração dos pequeninos o amor por Jesus e o desejo de ter uma amizade com Ele.
Quando Jesus olhou para Maria em Lucas 10:42 e disse: “Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”, Ele estava falando sobre a escolha de estar com Ele e ouvir a Sua voz. Portanto, esse convite é estendido a todos nós: grandes e pequenos! O convite de escolher a boa parte, é para investir tempo e energia em algo que terá resultados eternos e duradouros. Isso jamais será tirado, ou seja, nada poderá roubar isso!
Mas para criar uma rotina de oração com as crianças, é necessário testar a rotina que vai funcionar melhor de acordo com a sua realidade. Não pense que para começar a desenvolver uma rotina de oração saudável, você vai precisar dedicar horas e horas e terá que ser perfeito. Então, apenas comece!
Veja aqui nesse texto dicas e ferramentas que podem te ajudar a criar um ambiente para o desenvolvimento da fé das crianças por meio de uma rotina de orações.
Antes de falar sobre oração, ensine para as crianças sobre quem é Deus. Afinal, a bíblia nos traz essa revelação e é somente por meio dela que conseguimos conhecê-Lo.
Dessa forma, as crianças irão compreender a importância da oração ao entenderem que para conhecerem e serem conhecidas por Deus é necessário conversar com Ele.
É na oração que dialogamos com Deus e, por meio dela, podemos conhecer mais Dele e fazê-lo ser conhecido, abrir nosso coração para nos tornarmos cada dia mais amigos de Deus e parecidos com Jesus. Afinal, não tem como dizermos que amamos alguém que não conhecemos, não é mesmo?
Criar uma rotina de oração com as crianças é fazer desse momento algo especial no dia a dia. Escolha um horário regular para isso, como antes de dormir ou nas refeições para começar a criar um hábito de oração. Além disso, é importante usar a criatividade para manter as crianças engajadas no momento de oração.
É importante consolidar a prioridade da oração para a vida, ensinando que é uma prática que alimenta nosso espírito. Por isso deve ser colocada em primeiro lugar.
Falamos anteriormente sobre Maria ter escolhido a boa parte. Isso quer dizer que antes de todas as outras coisas, ela escolheu estar aos pés de Jesus. E é este o convite que a oração diária nos faz e é o ensinamento que a criança precisa levar para a vida.
Muitas coisas já fazem parte da rotina das crianças, como por exemplo: escovar os dentes, fazer as refeições, ir à escola, dormir. E para cada uma dessas coisas há um horário específico, certo?
Assim, para criar uma rotina de oração com as crianças é importante começar estabelecendo um horário para isso. Dessa forma, a consistência ajudará as crianças a entenderem a importância desse momento.
Para incluir a oração na rotina das crianças, comece fazendo devocional com elas logo após o café-da-manhã, e se não funcionar, tente antes de dormir. Faça testes de horário! O importante é encontrar algum que funcione para a sua rotina e a da criança.
e a oração é uma conversa com Deus, a Bíblia é uma forma de conhecê-lo como Ele deseja se fazer conhecido. A Bíblia é a revelação de quem Ele é. É muito importante conhecermos nossos amigos, não é mesmo? Por isso, inclua a leitura da Bíblia nos momentos de devocional.
Conte as histórias e ensine princípios importantes a partir da Palavra de Deus. Então, aproveite para fazer orações a respeito do que foi ensinado.
Esse momento pode ser bem divertido também, por isso seja criativo na hora de contar as histórias! Utilize livros com figuras e visuais, ou uma Bíblia ilustrada, por exemplo.
Faça atividades como selecionar versículos para a criança memorizar, desenhar o que ela aprendeu sobre a história, e destaque os princípios ensinados para repetir ao longo do dia.
Para te ajudar a colocar em prática os ensinamentos que conversamos nos tópicos anteriores, criamos um “checklist” para guiar o momento de devocional.
Acompanhe:
Dessa forma, você ensinará a criança a desenvolver uma vida de oração, e fortalecerá o relacionamento dela com Deus.
O Ministério Infantil é um importante aliado no quesito desenvolver a fé dos pequenos. Por isso, preparamos 3 atividades sobre oração para fazer no Ministério Infantil que podem ajudar as crianças a desenvolverem uma vida de oração.
Inclua nos momentos de oração uma dinâmica de cantar um pequeno coro sobre a oração que foi feita. Crie coros pequenos que resumem a oração que foi feita e encoraje as crianças a cantarem junto. Você sabia que a Bíblia tem diversas orações que podemos fazer e cantar? Os salmos são excelentes orações!
Peça para as crianças escreverem, ou escreva em um papel um pedido de oração de cada criança. Coloque esses papéis em uma caixa e faça uma fila com as crianças. Peça para as crianças orarem pelo pedido que elas retirarem da caixa. Encoraje-as a orar por aquilo durante a semana nos momentos de devocional em casa.
Em cartões de papel, escreva orações de diferentes tipos (ação de graças, petição, confissão de pecados, etc), por exemplo: “Senhor, muito obrigado por esse alimento” ou “Pai, me perdoa por que eu menti para a minha mãe”. Leia um cartão e peça para as crianças identificarem o tipo de oração que você leu.
Ensinar uma criança a ter uma rotina de oração é um investimento mais valioso que você pode fazer na vida de um pequenino. Por isso, comece agora mesmo a usar essas dicas!
Quer saber mais sobre oração com as crianças? Continue estudando sobre este tema e leia 8 dicas de oração para fazer com crianças.