8 dicas de oração para fazer com crianças no Ministério Infantil

Uma das mais importantes disciplinas espirituais e fundamentais para uma vida cristã saudável é a oração. É por meio dela que falamos com Deus e nos relacionamos com Ele. A Oração abre portas e liga no céu aquilo que ligamos na Terra. Dessa forma, as crianças também podem ter acesso a esse grande tesouro que é a oração, pois Deus não é o Deus apenas dos adultos, Ele é o Deus de gerações, que deseja se relacionar com seu povo desde o menor ao maior.

Logo, para te ajudar a estabelecer uma cultura de oração no Ministério Infantil, veja as dicas que preparamos sobre como fazer orações com crianças:

1. Ensine as crianças sobre o significado da oração

Em Mateus 6:9, Jesus nos ensina a orar e Ele começa sua oração dizendo: “Pai nosso que estais nos céus (...)”, isso nos mostra o quão perto está o Senhor de modo que podemos nos achegar a Ele simplesmente dizendo “Pai”, mas também mostra a grandeza daquele a quem oramos, pois Ele está “nos céus”. 

Dessa forma, ensine as crianças que a oração é o nosso diálogo com esse Deus grande que se assenta em um trono, mas que também é um Pai e está bem acessível a elas. Logo, ensine-as que falando com Deus, elas podem conhecê-lo e serem conhecidas por Ele, e que a oração também é uma chave poderosa de mudanças, curas, milagres e fortalecimento.

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Hebreus 4:16

2. Separe um tempo no culto infantil para ter um momento de oração

Para desenvolver uma cultura de oração é preciso ser intencional em separar um momento onde a oração pode ser praticada. Assim, considere colocar na programação do culto infantil um tempo para falar sobre oração, orar com as crianças e dar também oportunidade para elas orarem.

Primeiramente, comece esse momento fazendo uma oração pelas crianças, elas podem aprender muito simplesmente observando como você ora. Em seguida, faça uma oração para que elas repitam, mas lembre-se de usar palavras simples e curtas para que elas consigam acompanhar. Depois, encoraje-as a orarem e compartilharem seus motivos de oração.

"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”. Mateus 7:7-8

3. Utilize recursos visuais

Para conduzir os momentos de oração você pode utilizar recursos visuais que motivem as crianças a orar. Sendo assim, use e abuse da criatividade e confeccione relógios de oração, faça cartazes bem coloridos, monte um mural ou uma caixa com pedidos de oração. 

Uma vez que a oração é uma chave que nos dá acesso a um grande tesouro, que tal fazer uma chave bem grande e escrever “oração” nela? Você pode também confeccionar ou comprar um baú de tesouro (pode ser de madeira ou de E.V.A.), e colocar dentro dele cartões que representem aquilo que a oração pode trazer: amor a Deus, cura, milagres, mudanças de vida, vida com Deus, saúde, paz, esperança e etc. Assim, você pode representar de maneira lúdica o poder da oração, e o que acontece quando nós oramos.

4. Pergunte os motivos de oração das crianças

Nos momentos de oração pergunte às crianças se elas tem algum pedido de oração, então, ore por cada um desses pedidos e encoraje as crianças a orar umas pelas outras pois há muito poder na oração em conjunto. Dessa forma, lembre-as que Deus é poderoso para fazer aquilo que elas consideram impossível e que a Palavra nos ensina a apresentarmos nossos pedidos a Deus:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Filipenses 4:6

5. Ensine as crianças a orar pelos enfermos

Conte as histórias dos enfermos que foram curados ao longo da narrativa bíblica. Há muito tempo o Senhor tem realizado milagres através de pessoas comuns que simplesmente oraram e confiaram em Seu poder. 

Então, fale sobre essas histórias e ensine-as que Deus tem poder para curar e assim como Ele fez um dia, Ele também pode fazer hoje. Além disso, Jesus curava os enfermos e Ele mesmo disse que aquele que crer nele faria as obras que Ele fez e outras maiores ainda:

“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”. João 14:12

6. Faça orações pelos povos não alcançados

Encoraje as crianças a orar por aqueles que ainda não conhecem o Senhor pois é da vontade Dele que todo homem seja salvo. Fale que Jesus nos chamou para pregar o evangelho a toda criatura e a nossa missão de alcançar os perdidos começa no lugar de oração.

Deste modo, inclua no momento de oração um tempo para pedir que Jesus seja revelado a essas pessoas, para que o Senhor levante missionários que irão pregar e que Ele possa os sustentar. Você pode fazer um culto especial de missões e convidar um missionário para compartilhar sua experiência e encorajar as crianças a orarem por essa causa.

“Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês”. 2 Tessalonicenses 3:1

7. Faça orações de ações de graça

Na Bíblia vemos muitos versículos que nos ordenam a render graças ao Senhor e entrar em sua presença com ações de graças (Sl. 100:4). Por isso, inclua esse tema nos momentos de oração.

Faça uma roda de gratidão e peça para cada criança falar algo pelo que ela é grata começando com a frase “Senhor, eu rendo graças a Ti porque…”. Com certeza há muito pelo que ser grato, e esse momento com as crianças pode ser muito glorioso, pois em suas singelas palavras elas estarão levantando louvores ao Senhor e Ele habita em meio aos louvores!

“e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?” Mateus 21:16

8. Encoraje as crianças a ter um tempo com Deus em casa

Em Mateus 6:6, Jesus ensina sobre a oração no lugar secreto e mostra que esse lugar é muito importante no cultivo de um relacionamento com Deus. Portanto, para que seja despertado nas crianças o desejo de se encontrarem com o Senhor, elas precisam saber o quão fascinante Ele é. 

Por isso, apresente Jesus para as crianças como aquele que é o melhor amigo delas e que está sempre presente e portanto, se elas O buscarem, Ele certamente as ouvirá.

Coloque em prática essas dicas que vão te ajudar a criar uma cultura de oração no Ministério Infantil. Que as crianças possam crescer em sua jornada com Deus e descubram os tesouros que uma vida de oração pode trazer!