Dia dos Pais: 3 atividades para lembrar a data no Ministério Infantil

As datas comemorativas são uma boa forma de trazer atividades diferentes, divertidas e com um propósito único ao Ministério Infantil. Com o Dia dos Pais chegando, é hora de preparar as iniciativas especiais para esse momento.

Nessa ocasião, é possível trabalhar um dos principais mandamentos que o Senhor nos deixa: o de honrar os pais. 

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. “Honre o seu pai e a sua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.” - Efésios 6:1-2

Esse é um dos princípios mais importantes, não é? Acompanhe o texto e confira algumas dicas de atividades criativas que os pequenos podem fazer para homenagear os seus papais!

Por que lembrar o Dia dos Pais no Ministério Infantil?

O Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães, é uma das datas comemorativas com as quais as crianças mais se envolvem. Na escola, é tema de estudo e são organizadas homenagens, como apresentações artísticas e produção de presentes. 

Em casa, toda a família se junta para presentear e alegrar os pais e os vovôs nesse dia, celebrando com um almoço especial. Portanto, essa comemoração não pode ficar de fora da igreja. Assim como em outros âmbitos da sua vida, a celebração à figura paterna deve estar presente no dia a dia dos pequenos em sua comunidade cristã, através do Ministério Infantil. 

Além disso, o período é propício para apresentar Deus como nosso Pai e modelo perfeito de paternidade, incentivando-os a cultivarem um relacionamento mais próximo com o Senhor.

"Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus." 1 João 3:1

Ensine-os sobre o amor que Deus tem pelo seu povo e que Ele é sempre bom conosco. Mostre como podemos confiar e nos abrigar Nele em todo tempo, desfrutando da Sua misericórdia e bondade derramadas sobre cada um de nós. “Ele é um bom Pai”.  

3 atividades para o Ministério Infantil no Dia dos Pais

Em uma data tão importante como essa, os pequenos devem ser estimulados a expressar o afeto de uma forma especial, para que o dia fique na memória. Por isso, preparamos neste artigo algumas sugestões de atividades para a criação artesanal de presentes.

A ideia é aqui é que as crianças realizem um desses trabalhos manuais na sala do Ministério Infantil, enquanto os pais estão no culto, e entreguem o presente para eles após o fim do culto. 


Esse será sem dúvida um momento emocionante e inesquecível para todos os pais da Igreja! Confira as nossas dicas:

1. Pote de amor

Peça para as crianças decorarem o pote e as mensagens, para ficar ainda mais lindo.

Os papais irão receber uma verdadeira explosão de amor ao abrirem esse pote. Separe recipientes de maionese limpos, ou ainda, imprima o modelo (no final desse artigo!) em papel rígido para as crianças montarem uma espécie de vasinho. O pote pode ser decorado com fitas adesivas coloridas e cola com glitter, por exemplo. 

Os pequenos produzirão cartinhas em tiras ou quadrados de papel. Eles devem escrever mensagens de carinho que evidenciem o que mais amam sobre os seus papais. Fica ainda mais bonito e alegre se o papel for colorido.  

Peça para dobrarem com cuidado todos esses pedacinhos de afeto, colocando-os dentro do pote, que se transformará em uma grande homenagem. Quando os pais lerem todos os bilhetinhos, a emoção é garantida!

2. Chaveiro personalizado

Deixe tudo mais colorido para que o chaveiro fique mais lindo!

Que pai não gosta de ter uma lembrança de seu filho sempre consigo? Esse chaveiro será capaz de alegrar o dia de qualquer um, com um símbolo de carinho produzido pelas mãozinhas de quem ele mais ama.

A base será o material disponível no final do artigo. Ele deve ser impresso e entregue já cortado para as crianças, facilitando o processo. Elas irão customizá-lo, com papel ou EVA, de preferência bem colorido. Peça para os pequenos escreverem um versículo que sirva de incentivo para o papai, ou que o lembre do amor de Deus.

Você pode separar alguns e deixar expostos, para que as crianças escolham o que mais gostam. Aquelas que ainda não escrevem farão um belo desenho. Se escolher o papel, depois que terminarem, plastifique o material com contact, para que dure por muito tempo. Já deixe as argolinhas separadas e finalize.

3. Papai é ferramenta de Deus

Para um pai, não há nada mais valioso do que ser encorajado e apoiado pelos seus filhos. Essa atividade é um jeito de lembrá-lo que ele é um instrumento nas mãos do Senhor. 

Baixe o arquivo no final do texto e imprima a base da caixa e das ferramentas. Para diminuir os riscos e acelerar o processo de montagem, deixe tudo já cortado, entregando para as crianças personalizarem cada ferramenta e a caixa. 

Disponibilize lápis e giz de cera para colorir, além de cola com glitter, canetinha e adesivos, por exemplo, para decorar a caixinha. Para deixar o presente ainda mais precioso, os pequenos podem escrever versículos atrás de cada ferramenta. 

Lembre-se de que, no caso de crianças que não convivem com o seu pai, elas podem presentear os avôs, tios, irmãos mais velhos... Converse com os pequenos que estão nessa situação para descobrir quem eles desejam homenagear nesta data, e ajude-os a confeccionar o presente de acordo com a sua realidade. 

Os papais irão amar

É certo que essas atividades irão abençoar os pais homenageados, e também os seus pequenos, que vão aprender um pouco mais sobre a importância de amar, ajudar e respeitar a eles. 

Trabalhando isso em seus corações desde a infância, as crianças compreenderão o valor dos pais, enxergando neles um reflexo do Pai celestial, através do seu amor, dos seus conselhos e do seu cuidado. 

"Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço". Provérbios 1:8-9

Garanta o material para as homenagens

Aqui, no MyKids, o nosso propósito é apoiar e facilitar o dia a dia do Ministério Infantil. Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo. Você pode imprimir para que as crianças construam os seus presentes mais do que especiais. 


Baixe o nosso kit de atividades para o Dia dos Pais gratuitamente e crie um momento único e edificante para todos os pequenos e as suas famílias.

Clique e baixe os materiais gratuitos!