Como formar professores de Ministério Infantil?

A tarefa de formar professores de Ministério Infantil pode parecer simples, mas certamente envolver vários desafios. É preciso se planejar, mantê-los engajados na missão e, acima de tudo, conhecer a Palavra para ajudá-los a compreendê-la da melhor forma, garantindo que todas as crianças receberão o direcionamento correto nos caminhos de Jesus.

A primeira grande dica é se organizar e definir qual caminho o Ministério Infantil deve seguir. Com seu propósito estipulado, olhe para o calendário, pense nos momentos bíblicos importantes e estruture como serão os ensinamentos.

Clique e acesse o site do MyKids!

É sua responsabilidade instruir e inspirar os professores, a fim de capacitá-los para que guiem as crianças. Dessa forma, os pequenos serão conduzidos de maneira segura e serão capazes de amar e aceitar Deus!

Outra etapa importante é compreender quais são as competências que os professores já possuem e buscar profissionais capacitados para desenvolver as habilidades importantes para sala de aula. Nesse momento, não vá longe! Às vezes, você consegue ensiná-los ou pode buscar alguém na Igreja para isso.

Líder de Ministério Infantil realizando treinamento com os professores.
Treinar os professores significa garantir que todos estarão alinhados ao mesmo propósito.

Estude com seus professores as competências descritas abaixo e entenda quais são os profissionais que podem te auxiliar nessa tarefa. Portanto, busque desenvolver:

Planejamento e organização de momentos de aprendizagem

O plano de aula é um instrumento que especifica o que será realizado dentro da sala e serve para organizar a intenção do professor e o modo que irá aplicar as atividades propostas. O pedagogo é o profissional mais indicado para te auxiliar com essa tarefa e com os planejamentos mensais.

Compreensão das fases do desenvolvimento infantil

Professora sentada ao lado de criança, ensinando a atividade.
Conhecer as fases do desenvolvimento infantil é uma maneira de criar atividades que se relacionem com o momento que as crianças estão vivendo.

A medida que crescemos, amadurecemos e desenvolvemos as habilidades necessárias para cada etapa de nossa vida! Conhecer cada etapa do desenvolvimento infantil é compreender o nível de pensamento e a linguagem mais indicada para cada momento. É o psicopedagogo quem tem a competência para esclarecer sobre esses processos e capacitar seus professores.

Conhecimento sobre inteligência emocional

Compreender sobre as diferentes emoções e como elas são expressadas no comportamento infantil fará com que sua equipe de professores saiba como falar e agir com as crianças em sala, pois esse conhecimento lhe dará melhor compreensão do indivíduo. Aqueles momentos de choro, birra e peraltices podem ser melhor abordados com a ajuda de um psicólogo.

A capacitação dos professores deve ser contínua! Coloque no seu planejamento uma reunião mensal para ouvir, conversar e capacitar seus professores, dessa forma, tenho certeza que juntos farão viagens incríveis E lembre-se: antes de cobrar é preciso ensinar!

Outra maneira de auxiliar os professores é fornecer materiais. Pensando nisso, o MyKids criou três atividades para o dia dos pais, que podem ser baixadas gratuitamente e usadas quando for necessário. Clique na imagem abaixo e acesse!

Clique e baixe os materiais gratuitos!

Sobre a autora

Ana Paula Martins é pedagoga, psicopedagoga, mamãe da Allegra e do Rafael e professora do Ministério Infantil.