fbpx
skip to Main Content
capacitar professores Blog

Como fazer formação de professores de Ministério Infantil?

Antes de te falar como capacitar os professores do ministério infantil pense comigo!

“Não é mais fácil viajar para um destino novo com o GPS em mãos? Dessa forma, sabemos onde e quando parar e os imprevistos são minimizados, não é mesmo? ” Assim, também acontece em sala de aula, e para que essa viagem pedagógica seja tranquila e muito produtiva é necessário capacitar os professores para que esses sejam capazes de levar seus alunos ao destino certo.

Por onde começar?
Você, querido líder tem a responsabilidade de instruir e inspirar seus pilotos a fim de capacita-los para essa incrível viagem bíblica, dessa forma, os passageiros serão conduzidos de maneira segura e serão capazes de concluir a viagem com grande êxito!
Comece compreendendo quais são as competências pretendidas nos professores e busque profissionais capacitados para desenvolver as habilidades importantes para sala de aula.

Estude com seus professores as competências descritas a baixo e entenda quais são os profissionais que podem te auxiliar nessa tarefa.

  • Planejar e organizar momentos de aprendizagem:  O plano de aula é um instrumento que especifica o que será realizado dentro da sala e serve para organizar a intenção do professor e o modo que irá aplicar as atividades propostas. O pedagogo é o profissional mais indicado para te auxiliar com essa tarefa e com os planejamentos mensais.
  • Compreender as fases do desenvolvimento infantil:  A medida que crescemos, amadurecemos e desenvolvemos as habilidades necessárias para cada etapa de nossa vida! Conhecer cada etapa do desenvolvimento infantil é compreender o nível de pensamento e linguagem de cada fase e o psicopedagogo tem a competência para esclarecer sobre esses processos e capacitar seus professores.
  • Conhecer sobre inteligência emocional: Compreender sobre as diferentes emoções e como elas são expressadas no comportamento infantil, fará com que sua equipe de professores saiba como falar e agir com as crianças em sala, pois esse conhecimento lhe dará melhor compreensão do indivíduo. Aqueles momentos de choro, birra e peraltices em sala pode ser melhor abordado com a ajuda de um psicólogo.

A capacitação dos professores deve ser continua, coloque no seu planejamento uma reunião mensal para ouvir, conversar e capacitar seus professores, dessa forma, tenho certeza que juntos farão viagens incríveis!

Lembre-se antes de cobrar é preciso ensinar!

Espero ter dado uma mãozinha para o seu ministério!

Ana Paula Martins
Pedagoga/psicopedagoga
Mamãe da Allegra e do Rafael e professora do ministério infantil.

capacitar os professores - Blog

Leia também a matéria

Contação de História

https://appmykids.com.br/contacao-de-historias/

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top