Como falar sobre nascimento de Jesus no Ministério Infantil?

De todos os assuntos que podemos trazer para as crianças na igreja, falar sobre o nascimento de Jesus no Ministério Infantil está entre as coisas mais importantes.  

Afinal, se tem um motivo de todas as semanas nos reunirmos como igreja e de termos comunhão com Deus, dentre tantas outras bençãos, é porque Jesus foi enviado a nós. Por isso, o Natal é uma data que nos convida a uma reflexão mais profunda, apesar de ser um assunto para o ano inteiro.  

Mas será que existe uma maneira certa de falar sobre o tema? Isto é, será que só há uma maneira de fazer isso? Nós vamos te mostrar que a história mais incrível de todas pode ser contada de muitas maneiras. Aliás, é preciso saber como contar sobre o nascimento de Jesus para crianças, pois é diferente da forma como fazemos com adultos. 

Como a história do nascimento de Jesus começa? 

Presépio de Natal montado no Ministério Infantil.
Representação do nascimento de Jesus.

Muitas pessoas começam a contar a história de Jesus ao Ministério Infantil a partir do livro de Mateus, que é o primeiro dos quatro evangelhos. A fim de contarem como Ele nasceu, acabam deixando uma parte significativa da narrativa: existe um propósito para sua vinda. Ou seja, devemos partir do verdadeiro início. A história do nascimento de Jesus Cristo não começa numa manjedoura, mas em um jardim. 

Foi no jardim do Éden que Deus fez a promessa de que haveria alguém da descendência da mulher que venceria a serpente. E essa promessa se estendeu por todo o Antigo Testamento de diversas maneiras. Rei após rei, geração após geração, e Deus continuava fazendo promessas sobre esse rei que viria (Atos 3:24; Rm 1:2-3).  

Dessa forma, um grande quadro foi pintado com sinais de como ele seria. Ele teria a descendência de Davi (Jr 23:5-6; Sl 89:3), nasceria em Belém (Mq 5:2), viria de forma humilde (Zc 9:9), por meio de uma virgem (Is 7:14) e tantas outras características únicas. 

Mas, voltando à promessa no jardim, tem algo ainda mais importante, que não podemos deixar de contar sobre o nascimento de Jesus para as crianças. Isto é, devemos dizer a elas que Deus enviou seu filho para tomar o nosso lugar no castigo que merecíamos. Ele veio como nosso salvador.  

É por isso que a história começa em Gênesis, com o desejo de Deus estar com o seu povo para sempre. A vinda de Jesus é a vinda da esperança de nunca mais vivermos longe do Pai. É a vinda da nossa paz, da nossa justiça, da nossa alegria, da comunhão e do perdão. 

Explique o nascimento de Jesus e como Ele sempre existiu 

Crianças sentadas no chão, ouvindo história do nascimento de Jesus.
As crianças amam ouvir histórias.

Uma informação essencial ao contar a história do nascimento de Jesus ao Ministério Infantil é explicar que, mesmo nascendo como um bebê, Ele já existia.  

Com certeza esse é um detalhe que a maioria das crianças não terá condições de perceber. Isso porque elas são novas demais para terem um repertório intelectual e capacidade interpretativa para fazerem essa associação.  

Mas, apesar disso, devemos garantir que estamos ensinando a história certa. E por que não aproveitar esse momento para fazer a distinção entre o nascimento e a existência de Jesus antes de vir no ventre de Maria? 

O entendimento sobre a preexistência de Jesus afeta o entendimento sobre a Trindade, sobre o valor de sua morte (por ser Deus), sobre a superioridade que Jesus tem sobre o homem, entre outros pontos importantíssimos para a construção da história do nascimento de Jesus para as crianças.  

A preexistência de Jesus é o que torna possível tudo o que Ele fez. Porque, se ele preexistia, existia com o Pai. E, se somente Deus salva e se Jesus fosse apenas um homem, Ele não poderia nos salvar. É sua preexistência que faz seu nascimento uma magnífica demonstração do amor de Deus e da importância da sua vinda. 

Faça um calendário do advento 

Calendário decorativo com luzes ao redor.
Preparando um calendário de Natal.

Uma história tão grandiosa e com tanto significado quanto a história do nascimento de Jesus não pode ser contada apenas uma vez. Apesar de destacarmos a necessidade de que o evangelho seja constantemente pregado, podemos separar essa época do ano para contar a história de Cristo com uma abordagem mais profunda.  

Por que muitas crianças acreditam em Papai Noel? Simples! Porque essa história é sempre contada e reforçada na televisão, nas propagandas, nos produtos de Natal e nas lojas do shopping todos os anos. E, já que para nós o Natal tem outro sentido, falar do nascimento de Jesus ao Ministério Infantil vai fazer toda a diferença!  

É por isso que o calendário do advento é uma ótima solução para melhorar a assimilação das crianças sobre o Natal. Esse é um período (criado pela Igreja) de preparação para o Natal, da mesma forma que a quaresma é uma preparação para a Páscoa. Ele é feito nas quatro semanas que antecedem o Natal, sempre começando pelo domingo (1º domingo de advento).   

O período do advento foi abraçado de diversas maneiras. Algumas tradições preferem algo mais parecido com um devocional, outros fazem brincadeiras com as crianças ou até cultos domésticos. 

Sugerimos que você faça um calendário do advento para crianças, com atividades feitas aos domingos na igreja e durante a semana com os pais.   

As atividades devem ser simples, fáceis de realizar, e ajudar a contar a história. Como professora no Ministério Infantil, sugira aos pais quais são as atividades para fazerem em casa e deixe algumas para fazer na igreja.  

Além disso, use a criatividade e faça um calendário bem legal. Vale colocar cada atividade dentro de um envelope diferente, em uma caixinha, em um calendário gigante ou em um caderno de atividades, e abrir no decorrer dos dias. 

Use elementos lúdicos 

Presépio de bonecos de pano no Ministério Infantil.
Brinquedos e bonecos fortalecem o aprendizado.

Tudo o que é lúdico ajuda a criança a compreender melhor um conceito, assunto ou história. E, para contar a história de Jesus ao Ministério Infantil, os elementos lúdicos vão te ajudar bastante.  

  • Teatro: que tal uma peça contando como Deus fez a promessa da vinda de Jesus ao longo da narrativa bíblica?  
  • Fantoches: as crianças amam fantoches e ficam hiper conectadas e concentradas; 
  • Massa de modelar: colocar a mão na massa é um jeito muito divertido de lembrar do que a professora falou; 
  • Desenhos, pinturas, cartazes; 
  • Flashcards: os flashcards são ótimos para ajudar na memorização de fatos sobre a vinda de Jesus; 
  • Gincana: não tem uma pessoa que passou pelo Ministério Infantil sem fazer alguma gincana. A brincadeira é um sucesso entre os pequenos e traduz um pouco da ideia de aprender brincando, literalmente. 

Faça uma cantata de Natal 

As músicas sobre o nascimento de Jesus fazem parte do repertório da igreja naturalmente. Nós cantamos que Ele veio, falamos de sua obra de cruz, dizemos que Ele ressuscitou e voltará. E isso é incrível tanto para ensiná-las sobre a história, quanto para que elas falem com o próprio autor.  

Mas vamos combinar que algumas músicas de Natal são específicas para essa época, pois dificilmente cantaríamos em outros momentos. Além disso, cantata é o tipo de evento que tem a cara do Natal, e as crianças amam participar!  

Você pode fazer uma cantata com os músicos e coral da sua igreja ou apenas com o Ministério Infantil e os pais.  

Essa é uma oportunidade de não só ensinar as crianças como, também, evangelizar. Isto é, convide mais pessoas, os amiguinhos, o tio ou a avó, para assistir. Todo mundo ama cantata de Natal e as memórias desses momentos ficam para sempre! 

Faça uma decoração de Natal no Ministério Infantil 

Presépio decorada com luzes.
Decoração de presépio de Natal.

As crianças amam os efeitos visuais e, consequentemente, as decorações de Natal. Mas a maioria, se não todas, vai encontrar em todo lugar da cidade aquela tradicional decoração que não conta o que nós queremos falar: “Jesus nasceu, o Salvador chegou”.  

Por isso, se você quer usar a decoração para te ajudar a contar a história do nascimento de Jesus para as crianças, elabore um conceito que transmita a real mensagem.  

Olha só algumas ideias: 

  • Recriar o estábulo com a manjedoura; 
  • Colocar cartazes na parede com trechos da história; 
  • Fazer personagens em 3D com papelão; 
  • Usar a projeção na salinha; 
  • Fazer uma estrela e explicar sobre o sinal que os magos viram. 

Faça um plano de leitura bíblica com as crianças 

Finalmente, por último nas dicas, mas a mais importante: leia a Bíblia com as crianças. Isto é, Deus, em toda a sua sabedoria e misericórdia, nos deu a sua Palavra. E nossas crianças podem aprender sobre a história do nascimento de Jesus no Ministério Infantil através da própria Bíblia.  

Você pode fazer isso por meio de pregações, com leitura em voz alta ou até estudo bíblico para os maiores.  

Na leitura em voz alta, a imaginação é um ponto crucial. Os pequenos ficarão fascinados se você contar a história usando uma entonação de voz adequada para cada fala. Se quiser, pode usar um livro com imagens para te ajudar na ilustração ou pedir a ajuda das crianças para desenhar. 

Gostou das dicas? 

É impossível não se emocionar e se maravilhar ao contar a história mais fascinante do mundo! Se dedique a contar de um jeito que as crianças vão entender e reconhecer que essa narrativa é que mudou o curso de todas as histórias (incluindo também a nossa maneira de contar os anos).