Ideias para o Natal no Ministério Infantil: comemore com Deus!

Nunca é cedo demais para começar a reunir ideias para o Natal no Ministério Infantil e se preparar para esse dia, ainda mais quando se trata de uma data que carrega verdades tão profundas.  

Além disso, é uma oportunidade perfeita para ensinar nossas crianças sobre o verdadeiro sentido do Natal e mostrar que não é sobre Papai Noel, árvores ou ganhar presentes, mas sim um tempo de se lembrar do maior presente que nos foi dado: Jesus, o filho unigênito do Pai, que se fez carne e habitou entre nós.  

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz" Is. 9:6 

Dessa forma, queremos trazer aqui 10 ideias para o Natal para você aplicar no Ministério Infantil da sua igreja. 

1. Conte histórias de Natal 

Comece contando a história lá do início, ou seja, faça uma construção dos fatos até chegar ao nascimento de Jesus. É importante que as crianças aprendam de maneira profunda o motivo que o fez vir até o mundo. 

Professor em círculo com as crianças no Ministério Infantil, contando histórias de Natal.
A contação de histórias é uma prática importante para que as crianças entendam a Bíblia.

É claro que você não precisa contar tudo o que aconteceu desde a criação até chegar aos evangelhos, mas tente trazer os pontos principais da história, enfatizando que o homem pecou e isso trouxe separação entre Deus e os homens, no entanto esse não foi o final da história, pois o Pai prometeu um Messias que viria e restauraria todas as coisas. Assim, aquele que prometeu também é fiel, e Ele cumpriu a sua palavra e enviou Cristo ao mundo, e a sua luz brilhou em meio a um mundo caído. 

"O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz" Is. 9:2a 

Então, depois de introduzir o assunto, conte as histórias que antecedem o nascimento de Jesus, e também as que contam sobre o dia em que Ele nasceu. Aqui está uma lista dessas histórias e as referências bíblicas: 

  • Maria e o anjo Gabriel (Lc. 1:26-38) 
  • O sonho de José (Mt. 1:18-24) 
  • Nascimento de Jesus (Lc. 2:1-7) 
  • Anjos aparecem a pastores (Lc. 2:8-20) 
  • Os três reis magos (Mt. 2:1-12) 

2. Faça uma decoração de Natal para Ministério Infantil 

Prepare um ambiente convidativo que possa trazer à memória o que essa data significa. A data nos lembra que uma luz brilhou e a nossa esperança reviveu quando Jesus veio ao mundo. Então, que tal fazer uma decoração de Natal que possa mostrar isso?  

Seja criativo! Você pode usar elementos das histórias como: a estrela de Belém, os anjos que apareceram aos pastores, o presépio, a manjedoura, os reis magos. Faça dobraduras, origamis, recorte papéis coloridos em formato de estrela. Você pode até fazer disso uma atividade manual com as crianças. 

Nascimento de Jesus representado no Ministério Infantil.
É possível envolver as crianças na decoração da sala, com atividades natalinas.

Essa é a oportunidade de deixar o espaço do Ministério Infantil expressando toda a alegria e esperança que o nascimento de Jesus trouxe a nós. 

3. Dê lembrancinha de Natal 

Desde já vamos deixar claro aqui que você não precisa comprar presentes de Natal para todas as crianças da igreja, ok? Mas é possível fazer algo simples que demonstre que se trata de um dia especial, como: 

  • Cartões decorados e chocolates; 
  • Saquinhos de tecido com biscoitos amanteigados; 
  • Marca páginas de E.V.A em formatos de ovelha, estrela de Belém, manjedoura; 
  • Potinhos com mensagens de esperança; 
  • Caixinhas de papel com doces. 

Use e abuse da criatividade na hora de fazer as lembrancinhas de Natal para o Ministério Infantil, mas não se esqueça de enfatizar que o maior presente de todos foi Jesus quem nos deu! 

4. Ensine músicas temáticas para as crianças 

 Escolha músicas que as farão se lembrar das verdades bíblicas a respeito desse dia. Paulo orienta a igreja a ensinar e aconselhar uns aos outros com salmos, hinos e cânticos, e isso serve também para as crianças. 

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações" Cl. 3:16 

Sendo assim, procure ensinar canções que contem a verdadeira história do Natal, que possam edificar e ser como sementes que darão frutos nos corações das crianças, de forma que elas jamais se esqueçam do que Jesus fez por nós.  

Mulher estudando músicas na Bíblia que podem ser usadas no Natal para o Ministério Infantil.
As músicas ajudam a fixar ensinamentos de maneira lúdica e divertida.

5. Faça dinâmicas com aprendizados 

Uma forma de deixar o aprendizado mais prazeroso e divertido é utilizar dinâmicas e brincadeiras que apontem para os ensinamentos bíblicos. Por isso, você precisa incluir isso na sua programação de Natal para o Ministério Infantil

Você pode fazer jogos de perguntas e respostas sobre as histórias de Natal ou brincar de "Quem sou eu" utilizando os personagens natalinos.  

Também pode fazer brincadeiras de mímica para as crianças tentarem descobrir qual é o personagem ou jogar "Uma palavra, uma música" utilizando as músicas de Natal. Use essas ideias para deixar a data ainda mais divertida! 

6. Ensine o verdadeiro sentido do Natal 

O nascimento de Jesus fez a esperança renascer nos corações, pois aquele que estava com Deus no princípio se esvaziou de si mesmo, se humilhou e tomou a forma de homem (Fp. 2:7-8). Jesus é a expressão exata de Deus, o resplendor da glória do Pai, e Ele veio revelar isso ao mundo (Hb. 1:3).  

Menina orando durante o culto.
O Natal é uma data para lembrar do nascimento de Jesus, acima de tudo. Use-a para levar essa mensagem ao coração das crianças!

Portanto, essa é a mensagem do Natal, e isso precisa ser gravado no coração das crianças para que elas possam enxergar a data sob a ótica correta: a bíblica. 

7. Lembre as crianças sobre o Plano de Salvação 

O Pai que tanto amou o mundo nos deu o maior presente que Ele poderia nos dar: o seu próprio Filho (Jo. 3:16). E todo aquele que coloca Nele a sua confiança terá a vida eterna. Sendo assim, não deixe de aproveitar esse tempo para falar do plano de Deus de nos ligar de novo a Ele através de Jesus, que se fez o novo e vivo caminho. 

"por um novo e vivo caminho que Ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus". (Hb. 10:20-21) 

Em tempos de Natal, é comum termos muitos visitantes na igreja, logo, seja estratégico! Não deixe passar essa oportunidade de alcançar o coração das crianças com as palavras de vida eterna e salvação. 

8. Crie atividades sobre o nascimento de Jesus 

Quando você preparar sua aula sobre natal para o Ministério Infantil, planeje atividades para reforçar tudo que foi ensinado. Você pode imprimir ilustrações da história do nascimento de Jesus para as crianças colorirem, como também fazer quebra-cabeças ou até mesmo atividades para memorizar versículos de Natal. 

Uma outra ideia de atividade seria pedir para as crianças escreverem ou desenharem (para aquelas que ainda não escrevem) algo para Jesus como uma homenagem a Ele e como uma forma de gratidão pelo que Ele fez.  

Crianças fazendo atividades de Natal no Ministério Infantil.
Promova atividades que demonstrem como o Natal é sobre celebrar o nascimento de Jesus.

Depois, você pode fazer um mural com essas atividades. Não se esqueça de registrar tudo! Vai ser lindo ver o que as crianças têm a dizer para o Senhor. 

9. Prepare um culto infantil 

Que tal organizar um culto especial de Natal? Prepare lembrancinhas, ensaie uma música com as crianças para apresentar nesse dia, tenham um tempo de louvor e gratidão ao Senhor.  

Então, conte as histórias utilizando recursos visuais, ore com as crianças e, se for viável, tenham também um tempo de comunhão fazendo um piquenique, pois Natal é sempre muito melhor com comida, não é mesmo?  

10. Apresente um teatro natalino 

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um teatro então deve valer mais de dez mil! O recurso teatral é uma forma muito criativa de contar uma história. 

Sendo assim, prepare um teatro e ensaie com a equipe do Ministério Infantil ou até mesmo com as crianças. Você pode ler a história enquanto os "atores" interpretam à medida que você for narrando os fatos ou fazer uma peça mais elaborada, com falas e textos decorados, quem sabe até intercalar com músicas de Natal e fazer um musical. Pode ser uma experiência muito divertida! 

Agora que você já conhece as melhores ideias para o Natal no Ministério Infantil, que tal preparar sua infraestrutura para receber as crianças com agilidade e facilidade? O MyKids simplifica a impressão de etiquetas, garantindo segurança! Clique na imagem abaixo e saiba mais.