Será que crianças precisam fazer devocional? A resposta é: definitivamente sim! Pois afinal, o Pai deseja que seus filhos O busquem não importa qual seja a idade. Já ouviu aquela música “Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer?” Essa canção nos mostra o fundamento de todo devocional: leitura da Palavra e oração. Ou seja, o devocional infantil, assim como qualquer devocional, deve proporcionar um momento de leitura e meditação nas Escrituras e oração.
Pensando nisso, fizemos esse guia completo com dicas e atividades para cultivar a fé e o caráter dos pequenos e assim, ensiná-los a importância do devocional infantil diário.
Fazer devocional desde a infância é uma forma de levar uma criança a se conectar com Deus. Essa prática, deve ser mediada pelos pais e professores, e assim, os pequenos devem ser ensinados que o lugar de oração é um lugar onde Deus ouve a nossa voz e também fala conosco através de Sua Palavra.
Dessa forma, as crianças precisam entender que fazer um devocional é o momento no qual elas terão um encontro marcado com o Criador de todas as coisas, mas que também é um amigo e um Pai amoroso. Assim, elas crescerão alimentadas pelas palavras de vida, desenvolvendo fé e confiança em Deus, além de terem suas vidas firmadas em um lugar seguro: Cristo!
Para que o devocional infantil se torne um hábito diário, é necessário incluí-lo na rotina das crianças. Uma forma de fazer isso é separando um período do dia específico para o tempo com Deus, seja pela manhã, ou antes de dormir.
Depois de definir um horário para o devocional, o próximo passo é criar um espaço acolhedor e tranquilo. Uma dica legal é ter nesse espaço uma caixa onde você coloca o “kit de devocional”: Bíblia, papéis e giz de cera para atividades, objetos para usar como recursos visuais nas histórias, fichas de alvos de oração etc.
Uma outra sugestão é ter um mural no “cantinho do devocional”, ali, você pode colar os desenhos das crianças, versículos, os alvos de oração, desenhos dos personagens das histórias bíblicas, e tudo que estiver relacionado a esse momento. Dessa forma, a criança entenderá mais facilmente que quando vocês estiverem ali, é o momento de ter um tempo com Deus.
As histórias da Bíblia são um ótimo ponto de partida para começar a fazer devocional com as crianças. A narrativa bíblica nos conta a história de um Deus que revela a Sua bondade desde a criação, e que ama Seu povo ao ponto de redimi-los por meio da obra da Cruz.
Por isso, na hora de selecionar as histórias para usar no devocional, você pode trazer as principais histórias passando por toda a linha do tempo da Bíblia. E assim, aplicar os princípios que podemos aprender. Para cada história, pense em um versículo chave para que a criança memorize ao longo da semana.
Para te ajudar a escolher as histórias e começar essa jornada, trouxemos alguns exemplos de histórias do novo e do velho testamento.
Não tenha pressa, ou seja, não precisa contar uma história diferente todos os dias, você pode selecionar uma história para cada semana, e deixar as verdades da Palavra serem plantadas no coração da criança. Por exemplo, faça um cronograma para o mês, e um “bloco de histórias” para cada semana.
Semana 1: a criação | Semana 2: a arca de Noé | Semana 3: Abraão | Semana 4: José do Egito |
Dia 1: Deus criou tudo que existe | Dia 1: As pessoas estavam longe de Deus | Dia 1: Deus faz uma promessa à Abraão | Dia 1: O sonho de José e a túnica colorida |
Dia 2: Adão e Eva | Dia 2: Deus mandou Noé construir uma arca | Dia 2: Sara tem um filho | Dia 2: A sabedoria de José no Egito |
Dia 3: A queda e a promessa de redenção | Dia 3: A aliança de Deus | Dia 3: Jacó e Esaú | Dia 3: O sonho de José se realiza |
É claro que essa é apenas uma sugestão do que você pode fazer. De qualquer forma, conte as histórias da Bíblia de maneira simples, utilizando recursos para ilustrar os personagens e os cenários. Não precisa ser nada muito elaborado, utilize peças de montar, e até mesmo os brinquedos podem representar algum personagem da história. Ademais, as crianças aprendem muito melhor quando são visualmente estimuladas. Além disso, faça diferentes entonações de voz enquanto estiver narrando, isso deixará a história mais envolvente e irá capturar a atenção das crianças.
Queremos trazer aqui algumas sugestões de atividades que você pode usar no momento do devocional infantil. Essas atividades podem te ajudar a complementar as lições das histórias, além de deixar esse momento mais leve.
Usando um papel colorido cortado em forma de um círculo, confeccione um “relógio” de oração para usar no tempo de devocional. Divida-o em 6 partes (como uma pizza), e cada bloco será um momento do devocional:
1: Vamos cantar?
2: Hora da história
3: Lições que aprendemos
4: Hora de orar
5: Hora da atividade
6: Versículo do dia
Utilize esse “relógio” para guiar o tempo de devocional. Além de ajudar a estabelecer uma rotina, isso pode te auxiliar na tarefa de manter a atenção da criança em cada passo desse momento com Deus.
Quando terminar de contar a história e falar sobre as lições que podemos aprender, incentive a criança a desenhar o que mais chamou a atenção dela no tema que foi trabalhado. Aproveite e cole o desenho no mural do cantinho do devocional. Ela vai olhar o desenho e se lembrar das verdades que foram plantadas no coração dela naquele dia.
Que tal criar músicas para facilitar a memorização de versículos? As atividades musicais estimulam uma parte do cérebro que está associada a memórias, ou seja, é muito difícil esquecer uma música que aprendemos. Por isso, cantar ajudará as crianças a aprenderem as escrituras com muito mais facilidade.
Escolha um dos personagens da história que você contou e fale as características dele. Desafie a criança a tentar descobrir qual é o personagem. Você pode até mesmo revisar as histórias anteriores fazendo essa atividade.
Se você optar por contar as histórias da Bíblia em uma linha cronológica, essa atividade é perfeita para te ajudar a acompanhar o processo. Você vai precisar de um caderno, post-its, lápis de cor, e cola. Faça uma capa personalizada desse caderno junto com a criança e escreva: Livro de figurinhas da Bíblia. Dentro do caderno, a cada mês, escreva a semana e o tema. Para cada dia, desenhe ou escreva em um post-it o personagem, ou a história e a lição aprendida. No final, você vai ter um caderno de devocional com tudo que foi semeado no coração da criança durante o tempo com Deus.
A oração é fundamental no tempo de devocional. Na verdade, as histórias e todas as lições devem convergir em um lugar onde a criança irá falar com o Senhor. Por isso, ensine que oração é a forma de nos comunicarmos com Deus. Comece orando junto com a criança, ao longo do tempo, ore para que ela repita, até que um dia ela mesma possa orar usando suas próprias palavras.
Ao escolher os temas de oração, pense em coisas que façam parte do dia a dia das crianças: família, colegas da escola, professores. E também por coisas que ela pode agradecer a Deus. Inclua as lições das histórias pedindo ajuda ao Senhor para viver aquilo que está em sua Palavra.
Investir no tempo de devocional de uma criança é um investimento que valerá para toda a vida dela, pois ela irá crescer nos caminhos do Senhor e ter bases sólidas na Palavra. Em casa, os pais devem ser os mediadores desse momento e devem priorizar a prática do devocional. Na Igreja, os professores do Ministério Infantil devem falar sobre a importância da oração e do tempo com Deus. Assim, a criança desenvolverá o interesse pela vida de oração e aprenderá a amar a Deus e a Palavra.
Comece a fazer do devocional infantil uma prática no dia a dia das crianças, investir na jornada espiritual dos pequenos é a maior herança que podemos deixar para a próxima geração.
Quer saber mais dicas para cultivar a fé dos pequeninos? Acesse o blog do MyKids!