A importância do reconhecimento das crianças nas historinhas bíblicas 

A Bíblia é um livro repleto de histórias que nos ensinam sobre Deus e como viver a nossa vida, independentemente da idade. Podemos extrair muitos aprendizados a partir dos personagens das historinhas bíblicas, sendo até difícil escolher apenas uma para ensinar às crianças no Ministério Infantil.   

Contar uma história vai muito além do que apenas ler um texto. Precisamos adaptar a linguagem de algumas historinhas para ganhar o coração e a atenção das nossas crianças.   

Criamos este artigo para mostrar a importância de contar historinhas bíblicas e da criança se reconhecer e se identificar com os personagens. Também daremos algumas dicas de como deixar o aprendizado mais atrativo. Saiba mais! 

Como conectar crianças com historinhas bíblicas? 

As historinhas da Bíblia não são apenas contos fantasiosos, mas narrativas sobre pessoas reais e como Deus se relacionou com elas, tendo muitos exemplos de histórias envolvendo crianças como personagens. Você não precisa contar apenas histórias infantis para que possam ser entendidas pelas crianças, mas é possível adaptar uma história complexa para a sua realidade.  

Assim como Deus nos encontra ao lermos a Palavra, Ele deseja se revelar para as crianças também. Além da oração, a meditação nas Escrituras é uma das formas de conhecermos a Deus.   

Sendo assim, você pode facilitar o acesso da criança à história de Deus e ao seu papel dentro dessa narrativa. Isso pode ser feito por meio da adaptação da linguagem e do texto, o uso de recursos visuais, gestuais, dinâmicas, além de uma leitura expressiva. 

A importância da identificação com os personagens  

Um fator essencial para a contação de historinhas bíblicas para crianças é a identificação com os personagens. Já reparou que toda criança tem um personagem preferido, seja de livro, filme ou desenho animado? Isso acontece porque nessa fase os personagens se tornam uma excelente maneira de externalizar e assimilar os sentimentos mais abstratos e complexos das crianças.  

Da mesma forma, se soubermos apresentar os personagens bíblicos na linguagem delas, com certeza, as crianças se identificarão em algum aspecto e isso facilitará o aprendizado da palavra de Deus. 

Contação de historinhas bíblicas  

Contar histórias faz parte de quem somos como cristãos. Veja, o próprio Deus instruiu o povo de Israel a contar sua história de libertação do Egito de geração em geração. Deus ama narrativas e não é à toa que Ele escolheu se revelar por meio de uma história.   

Dessa forma, escolher uma historinha bíblica para contar para nossas crianças é uma tarefa muito importante para ensinamos valores, princípios, trazermos perspectiva e conhecemos mais a Palavra de Deus.  

Além de saber contar a história, você precisa saber inserir a criança nela, ou seja, fazê-la se sentir parte da narrativa que Deus está escrevendo com a humanidade. Ela precisa enxergar a aplicação daquela história em sua vida, e não apenas absorver passivamente um conteúdo fora da linguagem dela.   

Também é importante ter cuidado para que a criança não pense que se trata de apenas “mais uma” história de fantasia. Mostre para que Deus está tão envolvido em sua vida hoje quanto esteve na vida daqueles personagens há muitos anos. Vamos ver alguns exemplos de personagens, suas histórias e como a criança pode se identificar. 

Daniel 

Daniel foi um jovem judeu muito sábio e inteligente que foi levado à força para as cortes da Babilônia. Ele nunca deixou de temer a Deus e sempre lia as Escrituras, orava e jejuava. Daniel era tão sábio que o Rei lhe pedia conselhos e interpretação de sonhos.   

Havia uma lei que não permitia que adorassem outros deuses, mas Daniel permaneceu fiel a Deus, mesmo correndo risco de vida. Por isso, Deus o livrou da morte duas vezes. Por causa da fidelidade de Daniel, muitos creram que Deus era o verdadeiro Senhor.  

Com Daniel, aprendemos que precisamos buscar sabedoria em Deus e sermos bons servos onde Deus nos plantar. Ainda que seja desafiador, o nosso testemunho pode impactar a vida de muitas pessoas. 

Davi, o pastor de ovelhas

Davi era apenas um menino simples, que pastoreava ovelhas. Ele amava tocar harpa enquanto cantava e louvava ao Senhor no campo. Deus amava muito Davi, e mandou o profeta Samuel ungi-lo para ser Rei. Deus escolheu Davi dentre seus sete irmãos, porque ele tinha um coração apaixonado pelo Senhor. (1 Sm 16:7)  

Deus não nos escolhe porque somos os mais bonitos ou os mais talentosos, mas porque temos um coração que o ama verdadeiramente. 

Jonas

Jonas foi um profeta enviado para pregar à cidade de Nínive, pois as pessoas eram muito más e precisavam se arrepender. Mas Jonas ficou com medo, fugiu em um barco para outra cidade e, no caminho, foi engolido por um grande peixe. Deus deu uma segunda chance para ele viver e ir pregar. 

Por causa da sua obediência, toda a cidade de Nínive se arrependeu, mas Jonas ficou chateado porque Deus foi misericordioso com um povo tão mau. Então, Deus mostrou para Jonas que assim como ele recebeu uma segunda chance, o povo também podia receber.   

Não podemos deixar nosso medo ou raiva nos impedir de falar do amor de Deus, mesmo que seja para as piores pessoas do mundo. 

João Batista 

João Batista foi um grande homem que viveu na mesma época que Jesus. Antes de nascer, seus pais sabiam que ele seria um homem diferente, separado para pregar. Ele cresceu e foi morar no deserto, onde batizou muitas pessoas, inclusive Jesus. Alguns o achavam estranho porque ele se vestia com pelo de camelo, comia gafanhoto e só sabia falar sobre o Messias. Porém, Jesus o amava muito e disse que ele foi o maior ser humano que já existiu! (João 3, Mateus 3, Lucas 1:57-66, 3:1-20, 7:24-28)  

Os cristãos, às vezes, são vistos como estranhos ou diferentes. João Batista nos ensina a não se preocupar com o que os outros vão pensar. Jesus ama quando somos obedientes e fazemos tudo para que outras pessoas conheçam o amor Dele. 

Esses trechos foram apenas alguns exemplos de como podemos adaptar historinhas bíblicas bem conhecidas para a linguagem das crianças. Lembre-se de não focar apenas em transmitir a história completa, mas extrair um ou dois pontos de identificação.   

Assim, a criança pode observar a vida do personagem, com seus erros, acertos e extrair lições para a sua própria realidade. 

Agora que você conhece a importância das crianças se reconhecerem nas historinhas bíblicas, que tal incluir essas histórias na hora de planejar o seu calendário do Ministério Infantil