A tarefa de formar professores de Ministério Infantil pode parecer simples, mas certamente envolver vários desafios. É preciso se planejar, mantê-los engajados na missão e, acima de tudo, conhecer a Palavra para ajudá-los a compreendê-la da melhor forma, garantindo que todas as crianças receberão o direcionamento correto nos caminhos de Jesus.
A primeira grande dica é se organizar e definir qual caminho o Ministério Infantil deve seguir. Com seu propósito estipulado, olhe para o calendário, pense nos momentos bíblicos importantes e estruture como serão os ensinamentos.
É sua responsabilidade instruir e inspirar os professores, a fim de capacitá-los para que guiem as crianças. Dessa forma, os pequenos serão conduzidos de maneira segura e serão capazes de amar e aceitar Deus!
Outra etapa importante é compreender quais são as competências que os professores já possuem e buscar profissionais capacitados para desenvolver as habilidades importantes para sala de aula. Nesse momento, não vá longe! Às vezes, você consegue ensiná-los ou pode buscar alguém na Igreja para isso.
Estude com seus professores as competências descritas abaixo e entenda quais são os profissionais que podem te auxiliar nessa tarefa. Portanto, busque desenvolver:
O plano de aula é um instrumento que especifica o que será realizado dentro da sala e serve para organizar a intenção do professor e o modo que irá aplicar as atividades propostas. O pedagogo é o profissional mais indicado para te auxiliar com essa tarefa e com os planejamentos mensais.
A medida que crescemos, amadurecemos e desenvolvemos as habilidades necessárias para cada etapa de nossa vida! Conhecer cada etapa do desenvolvimento infantil é compreender o nível de pensamento e a linguagem mais indicada para cada momento. É o psicopedagogo quem tem a competência para esclarecer sobre esses processos e capacitar seus professores.
Compreender sobre as diferentes emoções e como elas são expressadas no comportamento infantil fará com que sua equipe de professores saiba como falar e agir com as crianças em sala, pois esse conhecimento lhe dará melhor compreensão do indivíduo. Aqueles momentos de choro, birra e peraltices podem ser melhor abordados com a ajuda de um psicólogo.
A capacitação dos professores deve ser contínua! Coloque no seu planejamento uma reunião mensal para ouvir, conversar e capacitar seus professores, dessa forma, tenho certeza que juntos farão viagens incríveis E lembre-se: antes de cobrar é preciso ensinar!
Outra maneira de auxiliar os professores é fornecer materiais. Pensando nisso, o MyKids criou três atividades para o dia dos pais, que podem ser baixadas gratuitamente e usadas quando for necessário. Clique na imagem abaixo e acesse!
Ana Paula Martins é pedagoga, psicopedagoga, mamãe da Allegra e do Rafael e professora do Ministério Infantil.