fbpx
skip to Main Content
Dinâmicas Ministério Infantil

Dinâmicas para escola dominical

A DINÂMICA E AS CRIANÇAS

A dinâmica é um recurso indispensável no planejamento da ministração da escola dominical. Ela promove a interação entre as crianças de maneira descontraída e natural. Veja os benefícios de recorrer a esse recurso fantástico estudado por inúmeros estudiosos da educação há muito tempo.

BENEFÍCIOS DA DINÂMICA

A dinâmica ou o jogo, como pode ser chamado, promove a interatividade e facilita na compreensão dos conteúdos, pois proporciona uma aprendizagem significativa a partir da vivência das crianças em situações concretas, ou seja, significa colocar a mão na massa em vez de apenas ler uma receita. Isso não te parece mais atrativo?
A dinâmica cria um ambiente diferente e criativo para as crianças. Novos objetos, personagens, palavras e músicas são inseridos no contexto de sala de aula com o intuito de facilitar o ensino/aprendizagem e permitir que a criança se envolva em tudo de forma significativa, além de promover a criação do vínculo afetivo entre aluno/professor e aluno/aluno.
Ao vivenciar as dinâmicas, a criança é levada a soltar-se, expressar-se com espontaneidade e criatividade. Dessa forma, interage com o tema abordado e sai da condição de ouvinte para a posição de aprendente!

APLICANDO UMA DINÂMICA

Existem inúmeras maneiras de inserir as dinâmicas em sala de aula. Inicie com os quebra-gelo para deixar a turminha bem à vontade com você e com as outras crianças. Uma dinâmica valiosa para esse momento é brincar com o nome das crianças que estão presentes na aula, promovendo a interação social entre elas. Utilizando-se dessa brincadeira, com certeza elas irão aprender o nome dos novos amigos!
Vale a pena pesquisar dinâmicas que concretizem a história ministrada no dia. Use o máximo de materiais concretos para ilustrar sua fala e realize os jogos lúdicos de acordo com os objetivos da aula.
Ai vai uma ideia de dinâmica para você!
Promova uma pescaria em grupos! Elabore e utilize peixes (que podem ser criados com plástico, EVA, madeira, etc.) e varas para ensinar sobre a pesca milagrosa. Você pode usar um cronômetro para deixar essa pescaria bem dinâmica e divertida! O time vencedor será o que envolveu todos os integrantes do grupo na pescaria. Interessante, não é mesmo?

Espero ter dado uma mãozinha para o seu ministério!

Ana Paula Martins
Pedagoga/psicopedagoga
Mamãe da Allegra e do Rafael e professora do ministério infantil

 

Aí vai uma ideia para você…

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top