14 dicas sobre como organizar o Ministério Infantil

Se você está começando agora no Ministério Infantil ou já faz parte há algum tempo, mas sente que precisa de um planejamento melhor, você está no lugar certo! Vamos trazer aqui dicas sobre como organizar o Ministério Infantil em sua igreja. 

Muitas pessoas têm dúvida sobre como fazer isso. E a verdade é que se trata da junção de tarefas simples com outras mais complexas. Porém, não se preocupe! Guiado por propósito, com as pessoas certas ao seu lado e tendo Deus como seu guia, perceberá que tudo é possível. 

Para facilitar sua dia a dia, reunimos 14 dicas para Ministério Infantil. Continue a leitura e confira! 

1.  Sempre tenha Deus como foco 

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” Cl. 3:23-24 

Antes de fazer qualquer coisa, precisamos nos lembrar diante de quem estamos vivendo e a quem estamos servindo. Jesus é digno de receber o nosso melhor, e quando servimos aos pequeninos é a Ele que estamos servindo (Mt. 25:40). Logo, precisamos manter nosso olhar fixo naquele que é o autor e consumador da nossa fé. 

Além disso, é importante ter um relacionamento íntimo com Deus e com sua palavra, pois é isso que nos sustentará quando os dias difíceis chegarem. Sendo assim, ter Deus sempre como foco é o que nos faz perseverar na obra que Ele nos chamou para fazer. 

2. Crie um planejamento anual 

Líder do Ministério Infantil criando o planejamento anual no computador.
O planejamento é um dos primeiros passos para um Ministério Infantil mais organizado!

Planejamento é a chave para estabelecer um Ministério Infantil sólido e que tenha coerência nos temas que serão ensinados ao longo do ano. Então, invista tempo planejando para qual direção você quer ir, quais temas quer trabalhar, qual material será utilizado e os recursos que serão necessários.  

Inclua também no seu planejamento do Ministério Infantil datas para reuniões de alinhamento com a equipe, e confraternizações, isso pode ajudar a manter os professores unidos e caminhando de uma forma saudável. 

3. Trabalhe as datas importantes para a igreja 

Você pode aproveitar datas como a Páscoa e o Natal, para organizar atividades temáticas e trazer os ensinamentos bíblicos por trás desses feriados. Do mesmo modo, também é possível trabalhar datas como o Dia dos Pais, o Dia das Mães e o Dia das Crianças. 

Além disso, seja estratégico! Aproveite o calendário da sua igreja, e desenvolva atividades voltadas para as crianças conforme o que estiver sendo trabalhado. Por exemplo, em datas como conferências e campanhas de oração, não deixe de incluir as crianças, pois elas também fazem parte do corpo de Cristo. 

Assim, há muitos membros, mas um só corpo” I Co 12:20 

4. Separe as turmas por idade 

Separar as crianças por idade pode facilitar a aprendizagem e melhorar o aproveitamento do que será ensinado.  

Segundo Piaget, um grande estudioso da aprendizagem infantil, a criança aprende de maneiras diferentes em cada fase, logo, separá-las por idade pode te ajudar a direcionar melhor o ensino.  

No entanto, se não for possível separar as crianças por idade, atente-se em separar por faixa etária. Uma dica é dividi-las em turmas de: 3-4 anos, 5-6 anos, 7-8 anos, 9-10 anos e 11-12 anos. 

5. Tenha uma verba para o Ministério Infantil 

Pessoa vendo roupas na feira da igreja para levantar verba para o MI.
Organize bazares para levantar fundos para o Ministério Infantil, caso seja necessário. 

Muitas vezes as atividades do Ministério Infantil dependem de recursos materiais como papéis, impressões, decoração, recursos visuais, lanches e lembrancinhas em ocasiões especiais, entre outros gastos que podem surgir. Por essa razão, é importante ter uma verba específica para investir nesse ministério.  

Portanto, converse com a liderança da igreja em relação a isso e, quando você precisar levantar recursos extras, reúna sua equipe para vender algo após o culto, peça doações de roupas e faça um bazar ou até faça uma rifa. Existem muitas estratégias para angariar fundos, organize algumas delas e, acredite, vai valer a pena! 

6. Se especialize 

Existem muitos recursos para quem deseja desenvolver suas habilidades no Ministério Infantil. Procure livros e cursos on-line, capacite-se para melhor entender o seu papel como professor e líder, aprenda sobre as fases do desenvolvimento da criança e como ensinar com uma boa didática. Procure entender a importância de um bom ensino, pois a infância é a melhor fase para plantarmos as sementes das verdades da Palavra.  

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv. 22:6 

7. Estude a Bíblia com recursos para Ministério Infantil 

Professora estudando a Bíblia e tomando café.
Apenas conhecendo a palavra do Senhor você conseguirá colocar seu propósito em ações e guiar as crianças no caminho dEle. 

Uma Bíblia com recursos específicos para o ensino infantil é uma ótima dica de material para o ensino da Palavra para crianças, pois ela contém ferramentas que podem facilitar e guiar os temas a serem trabalhados. Geralmente esse tipo de material já conta com sugestões de esboço de lições bíblicas, dicas para o aperfeiçoamento do professor e outras ferramentas que facilitarão a maneira como a mensagem irá alcançar o coração das crianças.  

8. Conheça os responsáveis pelas crianças  

Conhecer os responsáveis te ajudará a exercer um cuidado mais pontual de acordo com a necessidade de cada criança. Procure manter os dados dos pequeninos e de seus responsáveis atualizados e busque registrar a frequência deles. Assim você saberá quando e há quanto tempo estão indo na igreja, além de identificar quando estiver ocorrendo muitas faltas. 

Algo que pode te ajudar com isso é ter um relatório de frequência o qual pode te fornecer dados específicos que te ajudarão a se conectar melhor com os responsáveis pelas crianças. Uma boa dica é investir em um software de check-in que te ajudará a controlar a frequência e ter todos esses dados ali com facilidade. 

9. Organize cultos e eventos  

Insira na programação do Ministério Infantil cultos e eventos especiais, como um evento para o Dia das Crianças, cultos especiais de Páscoa e Natal, Escola Bíblica de Férias (EBF). E para facilitar a organização do seu evento ou culto, um software de inscrição pode te ajudar a fazer isso com mais agilidade. Use a tecnologia ao seu favor! 

10. Faça dinâmicas e jogos bíblicos 

Crianças fazendo dinâmica no Ministério Infantil.
As dinâmicas são excelentes maneiras de auxiliar as crianças a compreenderem a palavra de Cristo.

A atividade lúdica é um recurso imprescindível para a aprendizagem da criança. Estudos afirmam que jogos e dinâmicas ajudam a criar um ambiente motivador e agradável, além de também enriquecer e facilitar a compreensão do ensino.  

Outro benefício é que, fazendo dinâmicas e jogos, suas aulas ficarão muito mais estimulantes, e os pequeninos vão aprender a Bíblia de uma forma divertida! 

11. Seja criativo nas atividades 

O Ministério Infantil é uma área em que a criatividade precisa ser utilizada o tempo inteiro, seja para preparar uma aula, desenvolver uma atividade ou uma brincadeira e fazer uma decoração. 

Portanto, se você não se acha uma pessoa criativa, saiba que criatividade não é um dom, e é possível ser desenvolvida! Busque por novas referências, leia sobre criatividade, e convide o Senhor para estar com você nesse processo e te dar sabedoria. 

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida". Tg. 1:5 

12. Ensine a orar 

A oração é essencial na vida cristã e é através dela que nos relacionamos com Deus. Ensine as crianças sobre o poder da oração, pois o que seria mais poderoso do que falar com aquele que criou todas as coisas e sustenta tudo pela palavra do seu poder (Hb. 1:3)? Orar é falar com Deus, e o Senhor ama ouvir a nossa voz. 

Sendo assim, ensine-as sobre o prazer de encontrar com Deus no lugar da oração, é ali que o conhecemos e somos conhecidos por Ele.  

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (Jo. 17:3) 

13. Decore a sala 

EVA, tesoura, lápis e outros materiais para decorar o MI.
Deixe a sala decorada para que a atenção das crianças fique dentro da sala durante o culto.

Um ambiente decorado para as crianças fará com que elas se sintam mais acolhidas. Além disso, o uso de cores e ilustrações pode despertar o interesse delas pelo espaço e isso pode gerar maior conexão. 

Aposte em cores, cartazes com versículos ilustrados, caixas coloridas e balões. Essa é a hora de deixar a criatividade sair para fora, para o ambiente ficar mais bonito e personalizado para o Ministério Infantil. 

14. Faça combinados com as crianças  

       Ao preparar a lição do culto infantil, planeje desafios semanais para as crianças, como memorizar versículos, orar por um amigo ou levar um visitante para o próximo culto. Afinal, Jesus também chamou as crianças para serem discípulas!  

O compromisso com a Palavra também é para as crianças, por isso, inclua tarefas práticas do dia-a-dia cristão para que elas caminhem em parceria com Cristo e vivam de maneira digna do chamado que Ele concedeu. 

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”. Cl. 1:10 

Agora que você já sabe algumas dicas de como organizar o Ministério Infantil, é hora de pedir que Deus guie seus passos e começar a estruturar quais ações serão feitas primeiro. 

Para te ajudar nessa organização, você também pode contar com ferramentas que melhorem a rotina. O MyKids, por exemplo, te ajuda a agilizar o acolhimento das crianças, diminuindo o tempo gasto com etiquetas ou pulseirinhas manuais! 

A ferramenta ainda ajuda a dividir turmas por faixa etária, realiza inscrições em cultos e em eventos e emite relatórios de presença das crianças no Ministério Infantil! Quer saber mais sobre o MyKids? Clique na imagem abaixo! 

Clique e acesse o site do MyKids!