fbpx skip to Main Content
Professora de Ministério Infantil gravando vídeo em seu celular.

Tecnologia na igreja e no Ministério Infantil: por que utilizar?

A inserção da tecnologia na igreja se tornou necessária para alcançar cada vez mais pessoas e acelerar a propagação da mensagem bíblica, inclusive no Ministério Infantil.  

O uso da tecnologia, principalmente no Ministério, é fundamental, já que ele exige criatividade e dedicação para que as crianças mantenham o foco no que está sendo ensinado. 

O rápido crescimento das redes sociais na nova geração exigiu mudanças em diversas áreas e a influência da tecnologia na igreja não foi diferente. Os meios digitais permitiram que a palavra de Deus chegasse em lugares que nossos pés não alcançam, além de facilitarem a comunicação, organização e agilidade. 

Clique e baixe os materiais para Dia dos Pais no Ministério Infantil gratuitamente.

Nesse sentido, a comunicação de longa distância também ficou muito mais fácil de administrar. As igrejas precisaram adaptar seus cultos, utilizando serviços de streaming, lives e vídeos para alcançar a própria igreja. 

Afinal, com a pandemia, todos ficaram afastados por muito tempo. E foi preciso reinventar a maneira como nos aproximávamos da igreja e de Deus. Agora que o cenário melhorou, o que foi aprendido continua vivo, e a tecnologia pode ser utilizada para chegar em mais pessoas. 

Assim, inúmeras igrejas têm adotado os recursos digitais como formas de estreitar as relações entre os membros, bem como de aprimorar processos administrativos, o que proporciona uma gestão eclesiástica eficiente e, assim, favorece o crescimento não só quantitativo, mas também qualitativo da igreja. 

Crianças em cima da cama, assistindo aulas do Ministério Infantil no tablet.
Atualmente, a tecnologia está a disposição de praticamente todas as pessoas. Por isso, é importante que a igreja siga essa tendência.

Alguns líderes e pastores ainda possuem relutância na utilização da tecnologia na igreja, muitas vezes por não saber como empregar os meios corretos ou quais recursos utilizar, além de possuírem receio de gerar um impacto negativo na igreja e diminuir a comunhão no corpo de Cristo.. 

É importante ressaltar que a tecnologia não substitui a comunhão, mas pode ser um meio para facilitá-la. Ela serve tanto como um instrumento para evangelização e discipulado, como também aperfeiçoa processos de gestão eclesiástica e controle de membros, de eventos, entre outros. 

Por isso, é importante saber como aplicar a inovação na igreja, quais os principais benefícios que isso traz para o Ministério Infantil e como a igreja pode enxergar a aplicação prática na vida das crianças a longo prazo. 

Para te ajudar, separamos algumas das principais vantagens da inclusão da tecnologia no Ministério Infantil da sua igreja! Confira. 

Conexão entre as pessoas 

O uso da tecnologia na igreja melhora a comunicação, conecta pessoas e acelera propósitos. A comunicação é um dos fundamentos de uma igreja e, no Ministério Infantil, não é diferente. 

Criança fazendo atividade no tablet.
A tecnologia permite a aproximação entre igreja e Palavra em vários momentos, inclusive fora da igreja.

Ao comunicar algo com crianças, é importante saber utilizar o tipo de linguagem correta, ou seja, como e o que falar diretamente com cada integrante daquele Ministério. 

Histórias contadas por meio de vídeos ou até mesmo imagens são algumas das formas de utilizar recursos tecnológicos visuais a favor do Ministério Infantil. Assim, você prende a atenção das crianças sem que se torne algo forçado, de uma forma leve. 

Quando um líder sabe utilizar os meios digitais a seu favor, ele comunica algo, gera empatia e conexão e, desse modo, constrói um relacionamento com o público para quem ele está falando, no caso, as crianças.

Mãe e filha vendo vídeo do Ministério Infantil no tablet.
Por meio da tecnologia, é possível estreitar ainda mais o laço entre as crianças e a igreja.

Por isso, é importante prender a atenção dos pequeninos de forma natural e saber usar as melhores e mais atuais estratégias da atualidade. Isso é possível com o emprego de novas tecnologias

Além disso, recursos tecnológicos acabam aperfeiçoando o modo como a mensagem é transmitida e recebida. O uso de aplicativos e sites é um ótimo exemplo de como esse processo funciona na prática. 

Hoje em dia, há diversas estratégias de comunicação que podem auxiliar na organização da igreja, e o uso correto dessas estratégias melhoram a qualidade de interação entre pais, filhos e líderes, por exemplo. 

Possibilidade de interação 

Apesar de ser muito útil e benéfica, a tecnologia na igreja muitas vezes não é explorada pelos líderes no geral. No entanto, o suporte oferecido pelos recursos tecnológicos auxilia na interação entre os membros de uma comunidade eclesiástica, principalmente com as crianças, que já crescem ao redor de itens inovadores. 

A igreja pode e deve transmitir sua mensagem de forma efetiva, dinâmica e acessível para todos. Quando falamos em crianças, é essencial comunicar a palavra de forma clara e verdadeira, mas que não seja de difícil compreensão, afinal, as crianças ainda estão desenvolvendo maturidade e conhecimento sobre o mundo de forma geral. 

Professora do Ministério Infantil gravando lição na câmera.
Além de aproximar crianças e igreja, a tecnologia permite a interação entre elas fora do espaço físico.

Assim, é possível oferecer uma experiência verdadeira e ao mesmo tempo consistente. A pergunta é: como promover essa interatividade entre as crianças e os líderes responsáveis pelo cuidado delas? A tecnologia no Ministério Infantil é a resposta. 

Redes sociais, textos educativos para blogs, aplicativos, músicas e vídeos são alguns dos instrumentos acessíveis para todos. Apresentar conteúdos variados, ou seja, uma diversidade na forma como a interação será promovida, também é um ponto que deve ser levado em consideração. 

É importante incentivar as crianças a participarem dos cultos. Crie dinâmicas, desenvolva brincadeiras e use os recursos tecnológicos ao seu favor. Saiba colocar os pequeninos em uma condição de não somente ouvintes, mas também como participantes nos cultos. 

Logo, proporcionar essa interação entre as crianças e a palavra de Deus é uma das formas de gerar engajamento e conexão entre elas, o que facilita o cumprimento dos mandamentos bíblicos e aperfeiçoa o relacionamento dos pequeninos com o próprio Jesus. 

Constância no aprendizado das crianças 

Quando você espalha o conhecimento da palavra bíblica utilizando tecnologias, é certo que haverá um crescimento quantitativo na sua comunidade local. Mas não só isso, é importante que haja qualidade na igreja. 

Pai e filho na mesa, fazendo lições do Ministério Infantil.
Com o auxílio dos pais, a tecnologia ajuda as crianças a conhecerem melhor a Palavra no dia a dia.

Ao utilizar recursos tecnológicos e atualizados no Ministério Infantil, por exemplo, você demonstra aos adultos – pais, avós, tios, irmãos mais velhos etc. – que eles podem confiar na mensagem que está sendo ensinada aos pequenos. 

E como isso influencia no crescimento da igreja? Um adulto que entende que seu filho está sendo bem cuidado e instruído em um ensino bíblico sério, atualizado e consistente, perceberá que essa igreja é coerente, centrada e constante no campo espiritual e racional. 

Com isso, esse adulto escolhe ficar ali naquele lugar por causa do ensinamento passado às crianças. Isso gera um crescimento quantitativo e qualitativo, pois o ensino permanece sólido e imutável, mas ao mesmo tempo acompanha de forma sábia as tendências tecnológicas que estão sendo utilizadas em outros lugares. 

Eficiência em gestão 

A pregação do evangelho pode ser muito mais fácil quando a tecnologia é uma ponte entre o comunicador e o ouvinte. No caso das crianças, é possível usar a automatização de processos para realizar atividades semanais ou mensais,  gerenciar tarefas e melhorar a comunicação. 

Menina fazendo desenho como lição do Ministério Infantil.
Com a tecnologia, é possível enviar atividades para as crianças fora do culto.

Tomar decisões e acompanhar atividades com as crianças é uma missão um tanto quanto desafiadora, mas o uso da tecnologia correta a seu favor pode facilitar esse processo. Mais fácil do que ter uma enorme papelada e ter que procurar o nome de cada criança é ter uma gestão eclesiástica automatizada e eficiente ao seu favor. 

A tecnologia é capaz de otimizar o tempo e acelerar a execução de tarefas simples, como também pode simplificar o trabalho dos líderes. No Ministério Infantil, utilizar softwares e equipamentos específicos com a finalidade de unir as informações em um único lugar proporciona não só eficiência, como também segurança. 

Adotar um sistema de check-in de crianças auxilia no controle de entrada e saída dos pequenos. Isso confere segurança não só às crianças, mas também aos pais, que podem aproveitar o culto despreocupados e cientes de que seus filhos estão em um lugar seguro. Além disso, traz mais agilidade no processo, permitindo que as crianças tenham mais tempo para efetivamente aprender da Palavra de Deus. 

Da mesma forma, criar uma base com os dados de todas as crianças do Ministério Infantil com nome, idade, pais ou responsáveis, gostos pessoais, problemas de saúde e necessidades especiais também é essencial para a segurança e para uma boa gestão da própria igreja. 

Além disso, quando você possui uma base de dados organizada e conhece as crianças do seu Ministério Infantil pelo nome, sabendo cada uma de suas peculiaridades e diferenças de forma prática e acessível, demonstra organização, preocupação e cuidado com os membros – o que por si só já é um diferencial na comunidade eclesiástica. 

Acesso a materiais criativos 

Um dos maiores benefícios da tecnologia no Ministério Infantil é permitir o acesso a materiais, ideias, ações e planejamentos para o culto que o tornam mais atrativo, dinâmico e, principalmente, formador para as crianças. 

É possível, por exemplo, pesquisar o que outras igrejas ao redor do mundo estão fazendo, para adaptar ao seu contexto, usando o que achar necessário (e até melhorando, caso você tenha uma ideia mais legal). 

Em outras palavras, a tecnologia facilita sua rotina, conecta Ministérios Infantis ao redor do mundo e, dessa forma, cria um ecossistema de igrejas mais conectadas, inovadoras e assertivas em levar a palavra de Deus adiante. 

Aproximação entre as crianças 

Por fim, a tecnologia auxilia e aproxima as pessoas. Quando se trata de crianças, é muito mais fácil colocar os pequenos em dinâmicas diferentes, chamativas e criativas – e tudo isso é possível por meio de novas tecnologias que melhoram o processo. 

É importante ensinar as crianças a criarem laços e se aproximarem dentro da igreja. Isso gera uma transformação em cada um dos pequenos e os prepara para lidar uns com os outros, além de ensiná-los sobre o mandamento bíblico de amar ao seu próximo, como Jesus ordenou. 

A tecnologia na igreja dentro do culto infantil empregada por meio de recursos visuais, dinâmicas, jogos, brincadeiras, textos, aplicativos, dentre outros, é um exemplo de que essa aproximação é perfeitamente possível. Além disso, recursos tecnológicos são muito úteis para fortalecer laços à distância, como a conexão entre Ministérios Infantis de várias igrejas, por exemplo. 

Portanto, o uso das ferramentas tecnológicas é extremamente benéfico para o crescimento do Ministério de crianças. Importante destacar também que a inovação serve à igreja, e não o contrário, e isso deve ser levado em conta quando analisamos a influência da tecnologia na igreja

Assim, é possível acabar com o preconceito sobre o uso dos recursos tecnológicos e escolher adotá-los como estratégias de comunicação, aproximação, segurança, praticidade e eficiência dentro das igrejas, utilizando a tecnologia no Ministério Infantil, com o objetivo principal de facilitar processos e proporcionar um ambiente cada vez melhor para os membros da comunidade congregacional. 

O MyKids é a solução ideal para que você possa inserir a tecnologia no Ministério Infantil de forma simples e prática. Buscamos facilitar a vida dos líderes ministeriais e gerar crescimento na sua igreja local. 

Construa uma ponte entre o ensino das crianças da sua igreja e o uso de tecnologias atuais. Conheça o MyKids e saiba como ele pode ser benéfico para o controle e gestão do seu Ministério Infantil. 

Clique na imagem e acesse o site do MyKids!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top