5 dicas para o Ministério Infantil que todo líder precisa!

O Ministério Infantil é o lugar em que plantamos sementes que serão colhidas ao longo da jornada de nossas crianças e impactarão nas próximas gerações da Igreja. Buscamos amar nossas crianças e servir os pais, mas tendo sempre em primeiro lugar a busca de ser excelente para o Senhor.

Nesse trajeto, contar com dicas para o Ministério Infantil ajuda a montar lições ainda melhores e pautadas nos caminhos de Deus, para que as crianças aprendem seus ensinamentos se divertindo e, claro, como pede a Palavra.

Para te ajudar nesse processo, separamos cinco dicas para professores e líderes do Ministério Infantil. Continue a leitura e confira!

Clique e acesse o site do MyKids!

1. Treine e capacite os professores

Um professor que sabe o objetivo do dia será muito mais seguro e assertivo. Mas como ele pode saber quais os objetivos de uma aula? Com planejamento!

Ensine seus professores a planejar o começo, o meio e o fim de suas aulas. Ofereça formação continuada em técnicas de contação de histórias, por exemplo, para que as mensagens sejam facilmente transmitidas.

É só por meio de capacitação e de treinamentos que os professores realmente conseguirão realizar os ensinamentos como pede a Palavra.

Antecipar aulas também é uma ótima ideia. Imagine montar um grupo de encontros antes do Natal antes da data, para que todos mergulhem de cabeça no tema. Assim, os ensinamentos são melhor estruturados.

2. Separe as crianças por idade

Separar as crianças por idade proporciona um melhor aproveitamento no ensino e na aprendizagem. Estudar as fases do desenvolvimento infantil ajudará você e seu professor a entender quem estão ensinando, para adaptar a lição da melhor forma.

Cada idade tem sua especificidade. Oferecer esse conhecimento para sua equipe trará clareza e assertividade nos objetivos. Dessa forma, o professor saberá qual é a melhor atividade para sua turma. Se ele conhece as fases do desenvolvimento infantil, terá maior assertividade em seus objetivos e seu tempo com as crianças será leve e agradável.

3. Prepare um material lúdico e indicado para cada idade

Aprendendo sobre as fases do desenvolvimento infantil e quais as atividades apropriadas para cada idade, vamos ao próximo passo: prepare um material lúdico e apropriado para cada fase.

É por meio de materiais lúdicos que a atenção das crianças é adquirida, o que significa lições sendo ensinadas com mais sucesso!

A criança aprende muito mais usando seu sistema sensorial. Sabendo disso, aproveite todos os recursos lúdicos para ensiná-la. Confeccione painéis, flanelógrafos, brinquedos e atividades que possam contribuir para essa aprendizagem lúdica.

Que tal ensinar a história do mar vermelho com água de verdade ou bexigas cheias de água? Não se preocupe com a bagunça, com certeza ela fará parte dessa aula, isso não é um problema.

Uma boa ideia é procurar referências e ideias online. Sites como o Google e o Pinterest são recheados de atividades que podem ser usadas na igreja. Outra ideia é procurar atividades escolares e adaptar o conteúdo para a palavra do Senhor.

4. Faça brincadeiras e jogos para reforçar o conteúdo

O jogo é um excelente recurso para ensinar todas as idades. Além de estimular habilidades cognitivas, emocionais e sócio afetivas, irá auxiliar como reforçador do conteúdo ensinado. Brinque e permita que as crianças brinquem, com supervisão, mas deixe-os a vontade para se expressarem e se relacionarem uns com os outros nesse momento.

O poder do brincar é, também, o poder de ensinar as crianças de maneira envolvente.

Muitos estudiosos já comprovaram o "poder do brincar", uma teoria que demonstra como brincadeiras são fundamentais para que as crianças aprendam o que é importante. Portanto, abuse desse recurso!

5. Domine a espada da verdade: a Bíblia

A Bíblia é a espada do professor do Ministério Infantil. Cada capítulo e versículo deve ser estudado com atenção antes de ser ensinado. Como se diz: “ A história deve estar na ponta da língua e dentro do coração”. Pensando nisso, faça um cronograma e se organize lendo, pesquisando e planejando sua aula.

Só conhecendo o que deve ser ministrado você terá segurança e habilidade para realmente ensinar às crianças o caminho de Deus. Por isso, tire algumas horas no dia para estudar o que ensinará.

Novamente, fazer pesquisas é fundamental. O YouTube, o Google e até livros sobre estudos bíblicos podem te ajudar nesse processo. Verifique se sua igreja não tem materiais e, se não tiver, invista aos pouquinhos.

Essas dicas para o Ministério Infantil são muito importantes. Experimente colocar em prática na sua igreja. Você verá a diferença em suas aulas e, principalmente, no engajamento e aprendizado das crianças.

Outra grande dica para garantir a segurança no Ministério Infantil é investir em softwares de check in para as crianças. Assim, você garante que elas não sairão da aula sem os responsáveis, além de conseguir organizá-las por idade. Quer saber mais? Acesse o site do MyKids e confira!

Ana Paula Martins
Pedagoga/psicopedagoga
Mamãe da Allegra e do Rafael e professora do ministério infantil.