fbpx
skip to Main Content
dicas para ministerio infantil

Dicas para o ministério infantil

Antes de começarmos é importante lembrar da importância de buscar a excelência sempre!
Pensando no ministério mais importante, vamos considerar 5 dicas para o ministério infantil obter excelência para Ele, o Autor da vida, e para os pais no dia a dia da sua igreja!

TREINE E CAPACITE OS PROFESSORES DO MINISTÉRIO INFANTIL

O professor se sentirá seguro em sala quando souber qual é o seu objetivo do dia. Como sabemos sobre os objetivos de uma aula? Planejando! Ensine seus professores a planejar o começo, o meio e o fim de suas aulas.
Ofereça formação continuada em técnicas de contação de histórias, por exemplo, para que as mensagens sejam facilmente transmitidas, didáticamente em sala, sendo assim, essa é uma melhor abordagem pedagógica.

SEPARE AS CRIANÇAS POR IDADE

Separar as crianças por idade pode proporcionar um melhor aproveitamento no ensino e aprendizagem.
Tenho uma pergunta para você, seu professor sabe quem ele está ensinando? Como descobrimos isso? Estudando as fases do desenvolvimento infantil! Cada idade tem sua especificidade, e oferecer esse conhecimento para sua equipe trará clareza e assertividade nos objetivos. Dessa forma, o professor saberá qual é a melhor atividade para sua turma. Um exemplo prático é saber para qual idade o professor pode oferecer uma atividade com esse enunciado:
Pinte e escreva o nome dos personagens dessa história!
Para qual turma o professor pode elaborar atividades com o tempo estimado de realização de 5/6 minutos ou com 3 comandos em uma atividade só? Se o professor conhece as fases do desenvolvimento infantil ele terá maior assertividade em seus objetivos e seu tempo com as crianças será “leve” e agradável.

PREPARE UM MATERIAL LÚDICO E APROPRIADO PARA CADA IDADE

A criança aprende muito mais usando seu sistema sensorial, sabendo disso aproveite todos os recursos lúdicos para ensiná-lá. Confeccione painéis, flanelógrafos, brinquedos e atividades que possam contribuir para essa aprendizagem lúdica. Que tal ensinar a história do mar vermelho com água de verdade ou bexigas cheias de água!!! Não se preocupe com a bagunça, com certeza ela fará parte dessa aula, isso não é um problema.

FAÇA BRINCADEIRAS E JOGOS PARA REFORÇAR O QUE FOI ENSINADO NA MINISTRAÇÃO

O jogo é um excelente recurso para ensinar todas as idades. Além de estimular habilidades cognitivas, emocionais e sócio-afetivas, irá auxiliar como reforçador do conteúdo ensinado. Brinque e permita que as crianças brinquem, com supervisão, mas deixe-os a vontade para se expressarem e se relacionarem uns com os outros nesse momento.

DOMINE A ESPADA DA VERDADE, A BÍBLIA

A Bíblia é a espada do professor do ministério infantil, cada capítulo e versículo deve ser estudado com atenção antes de ser ensinado. Como se diz: “ A história deve estar na ponta da língua e dentro do coração”. Pensando nisso, faça um cronograma e se organize lendo, pesquisando e planejando sua aula.

Essas dicas para o ministério infantil são muito importantes, experimente colocar em prática ai na sua igreja e verá a diferença no seu ministério e principalmente nas crinaças.

Ana Paula Martins
Pedagoga/psicopedagoga
Mamãe da Allegra e do Rafael e professora do ministério infantil.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top