14 datas comemorativas para o Ministério Infantil

Uma das alegrias de ser igreja é poder, juntamente com nossos irmãos de fé, celebrar e trazer à memória os momentos que marcaram a história. Vamos listar aqui ideias de 14 datas comemorativas para o Ministério Infantil.

As crianças não podem ficar de fora desses momentos que são, aliás, uma oportunidade perfeita para criar uma cultura de gratidão e celebração desde a infância.

Principais datas comemorativas para o Ministério Infantil

1. Sexta-feira Santa

Essa é uma data clássica no calendário cristão e acontece na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Nesse dia, nos lembramos daquela sexta-feira há mais de dois mil anos quando Jesus se entregou à morte de Cruz por amor a nós.

Sendo assim, planeje algo para a semana da Páscoa, e que tal falar sobre a Sexta-feira Santa no domingo anterior ao dia da Páscoa? Esta é uma das datas comemorativas para o Ministério Infantil que apresenta uma ótima oportunidade de fazer as crianças refletirem sobre o sacrifício de Jesus.

Uma dica também seria fazer um momento lúdico com as crianças representando a Última Ceia e ensinar o significado dos elementos.

Leve pão e suco de uva para comerem juntos e conte a história do que ocorreu naquele dia. No livro de Lucas, os capítulos 22:7 - 23:48 nos mostram tudo o que aconteceu na sexta-feira que mudou toda a nossa história.

2. Páscoa

uvas em mãos páscoa
A Páscoa é uma das datas comemorativas para o Ministério Infantil por sua relevância

A Páscoa é uma data comemorativa muito importante do calendário cristão. Ela acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera/outono.

Então, planeje um culto especial, e seja criativo! Faça um teatro se for possível, ou conte a história usando as crianças para interpretar os personagens.

Fale sobre a ressurreição de Jesus  e explique o significado verdadeiro da Páscoa e que o maior presente de todos foi Jesus quem nos deu: a salvação!

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5:8

3. Dia das Mães

mãe e filha se abraçam
Promova uma ação especial em homenagem às mães com toda a igreja

O dia das mães é uma data para celebrar a vida das mamães e demonstrar gratidão àquela que nos gerou e cuidou de nós.

Uma ideia legal seria falar sobre as mães da Bíblia que fizeram a diferença na história como: Sara, Joquebede, Ana, mãe do profeta Samuel e Maria, mãe de Jesus.

Não deixe de comemorar esse dia com as crianças. Que tal promover uma apresentação especial de Dia das Mães para toda a igreja?

Promova também atividades manuais para fazer lembrancinhas para as mães e encoraje as crianças a declararem palavras de amor e gratidão para suas mães, tias, avós, e aquelas que cuidam delas.

4. Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia das Pais é uma data comemorativa para celebrar e homenagear a vida, neste caso, dos pais.

Portanto, prepare uma apresentação especial, e produza com as crianças lembrancinhas para entregarem para o papai no final do culto.

Encoraje-as a orarem pelos seus pais e agradecerem pela vida daqueles que cuidam delas. Ah, e também aproveite para falar sobre o amor do Pai que tanto amou o mundo e cuida tão bem de nós!

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus” 1 João 3:1

5. Dia das Crianças

crianças felizes correndo
O Dia das Crianças pode ser uma das datas comemorativas para o Ministério Infantil celebrar a vida

Chegou um momento que toda criança vai amar celebrar e você não pode deixar passar a oportunidade de fazer uma programação bem especial para essa data comemorativa no Ministério Infantil.

Planeje jogos e brincadeiras, lanches, histórias e atividades, e quem sabe até um teatro. Use a criatividade para celebrar a vida das crianças!

6. Dia da Bíblia

O dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro. Ele foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, para que o povo intercedesse em favor da leitura bíblica.

Essa data não pode deixar de ser celebrada pela igreja pois esse é o livro mais importante das nossas vidas. Que tal incluir um dia especial para falar sobre a história da Bíblia, e trazer curiosidades sobre esse livro tão especial.

Uma sugestão seria também realizar uma gincana com perguntas sobre a Palavra, brincadeiras, desafios como colocar os livros da Bíblia em ordem, com certeza deixará esse dia bem memorável!

7. Natal

Não poderíamos deixar de fora esse dia tão especial e que é comemorado praticamente no mundo inteiro. O Natal também pode ser uma das datas comemorativas para o Ministério Infantil.

Esse é o dia em que relembramos o nascimento do nosso Salvador. Para a programação do culto infantil você pode preparar um mês inteiro de conteúdos e atividades para o natal, enfeitar a sala das crianças com decorações de natal, e lembrá-las sobre o verdadeiro significado do natal.

Outras datas comemorativas para o Ministério Infantil

8. Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração é celebrado sempre na primeira sexta-feira do mês de março. Essa data surgiu em 1887, quando um grupo de mulheres cristãs da América do Norte se reuniram para orarem e conscientizar pessoas sobre o ato de orar e se envolver com causas sociais.

Dessa maneira, sugerimos que você faça um culto doméstico com uma palavra rápida sobre a importância da oração. Pergunte os motivos de oração das crianças, tenham um tempo de orar umas pelas outras e também pelos necessitados.

Lembre-as que Jesus disse que tudo aquilo que ligarmos na terra será também ligado no céu (Mateus 18:18), e que elas fazem parte do que Deus pode fazer no mundo através do poder da oração.

9. Dia da Educação Cristã

biblia aberta e lápis
Nesse dia fale sobre a importância de pregar o Evangélio

O Dia da Educação Cristã é comemorado no dia 11 de Março, que é a data de nascimento de José Manuel da Conceição. Ele foi um padre católico que abandonou o catolicismo e se tornou o primeiro pastor protestante brasileiro.

José Manuel da Conceição ensinava a Bíblia, viajava para pregar as boas novas e tinha uma vida dedicada à caridade e à educação cristã entre os necessitados.

Fale sobre a importância de pregarmos o Evangelho, planeje atividades como desenhar e escrever uma mensagem sobre o amor de Deus e entregar para alguém. Faça uma dinâmica em dupla para que uma criança fale para a outra sobre o que Jesus fez por ela, incentive-as a serem comunicadoras da Palavra.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16:15

10. Dia do pastor

Não poderíamos deixar de fora aquela pessoa que lidera a igreja e foi chamada por Deus para conduzir o seu rebanho.

O dia do pastor é comemorado no segundo domingo de junho. Aproveite a data comemorativa no Ministério Infantil para produzir com as crianças cartinhas e desenhos em homenagem ao pastor, lembrando do que diz em Hebreus 13:7:

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13:7)

11. Dia Nacional de Missões

O Dia Nacional de Missões é comemorado no segundo domingo de setembro e é uma data comemorativa para divulgar e refletir sobre a importância das missões e da proclamação das boas novas.

Que tal promover um culto missionário nesse dia? Faça uma decoração temática usando a bandeira do Brasil e bandeiras de diferentes países. Ensine que Jesus nos chamou para ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura.

Nesta data comemorativa para o Ministério Infantil, você pode até mesmo convidar um missionário para falar com as crianças, e que tal sugerir que elas levem uma oferta especial para ele?

Outra ideia seria fazer alguma peça mostrando como os cristãos são perseguidos em outros países. Mostre para as crianças que o desejo do coração de Deus é que todo pecador se arrependa e seja salvo, não importa a língua ou nação.

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7

12. Reforma protestante

O dia 31 de outubro é uma data muito importante para a história da Igreja. Esse é o dia em que comemoramos a Reforma Protestante, um movimento que começou quando Martinho Lutero publicou as 95 teses.

Portanto, essa é uma data comemorativa oportuna para falar dos 5 solas, que são os pilares da Reforma Protestante, e são eles: 

  • Sola Fide: só a fé;
  • Sola Scriptura: somente a Escritura;
  • Sola Gratia: Só a Graça;
  • Solus Christus: somente Cristo;
  • Soli Deo Gloria: glória somente a Deus.

Dessa forma, que tal produzir com as crianças alguma atividade mostrando a elas que a salvação é um dom de Deus, e somente pela graça e por meio da fé é que podemos ser salvos. Ou seja, não há nada que podemos fazer para merecer e a nossa justiça própria não pode fazer o que só Jesus pode.

13. Dia de Ações de Graças

Essa é uma data comemorada nos Estados Unidos na última quinta-feira de novembro, mas que vem ganhando bastante popularidade no Brasil.

Aproveite esse dia para falar com as crianças sobre gratidão. Faça um culto de ação de graças, e encoraje as crianças a cultivar um coração grato.

“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Salmos 136:1)

14. Dia da Família

pai, mãe e filho dia da família entre datas comemorativas para o ministério infantil
Dia da Família é oportunidade para celebrar com o Ministério Infantil e toda a igreja

No Brasil, o Dia da Família é comemorado em 8 de dezembro e nada melhor que um dia para celebrarmos esse dia junto com a família, não é mesmo?

Prepare uma programação de pais e filhos, com palavras, brincadeiras e comunhão. Tenham também um tempo de oração juntos para que o Senhor alcance as famílias e restaure lares e casamentos.

Viu só quantas datas comemorativas para o Ministério Infantil? Convido você a incluir essas comemorações no seu planejamento para criar com as crianças uma cultura de celebração e gratidão.