Escola Bíblica de Férias: como planejar esse e outros eventos com mais agilidade

O planejamento da Escola Bíblica de Férias é um dos pilares para o sucesso do evento. Neste artigo vamos falar sobre a importância dessa ação para o Ministério Infantil e dar dicas para você fortalecer o ensino da Palavra com crianças de toda a comunidade cristã.  

O que é a Escola Bíblica de Férias? 

A Escola Bíblica de Férias, também conhecida como EBF, é um evento para crianças realizado na igreja no período em que os pequenos estão de férias (Janeiro ou Julho).  

Esse evento é feito para as crianças da igreja e é aberto para levar visitantes e tem como objetivo fortalecer o aprendizado da Palavra das crianças da igreja. Além de evangelizar seus amiguinhos através de contação de histórias, atividades, brincadeiras, trabalhos manuais, teatro, louvor e gincanas. 

A importância do planejamento de eventos cristãos 

ilustrando crianças na escola bíblica de férias
A Escola Bíblica de Férias é uma oportunidade de levar a Palavra aos pequenos

Antes de mais nada, os eventos para o Ministério Infantil devem ser incluídos no calendário do ministério, o que possibilitará uma melhor organização.  

É muito importante planejar eventos, pois eles são ótimas oportunidades para evangelização, comunhão, engajamento e crescimento da equipe. Com essas ações também podemos promover um ensino direcionado no qual você pode trabalhar temas específicos. 

Assim, inclua eventos como a EBF no seu calendário. Para ajudar você nessa tarefa, vamos entender como esse evento funciona e como planejá-lo, vamos lá? 

Como planejar a EBF em 6 passos

1. Defina a data e o cronograma da Escola Bíblica de Férias

Primeiramente, faça uma análise do calendário da sua Igreja, converse com sua liderança e veja qual seria o melhor dia para realizar o evento.  

Fale com sua equipe para saber a disponibilidade deles durante as férias das crianças. Esse evento pode durar três dias ou até uma semana. Geralmente ocorre no período da tarde, mas pode ser o dia todo também, tudo vai depender da quantidade de voluntários que você tiver disponível.  

Depois de definir a quantidade de dias e o horário, faça um cronograma. Uma EBF não é muito diferente de um culto infantil, no entanto, deve ser um pouco mais dinâmica e ter mais atividades e brincadeiras. Inclua no seu planejamento: 

  • Momento de boas vindas 
  • Tempo de louvor 
  • Apresentação de teatro 
  • Contação de histórias 
  • Palavra 
  • Apelo e oração 
  • Lanche 
  • Brincadeiras 
  • Atividades manuais 
  • Gincana 
  • Memorização de versículos 

2. Escolha o tema da Escola Bíblica de Férias 

Escolher um tema para a sua EBF vai te ajudar a direcionar melhor o ensinamento que você quer trazer. Esse evento é uma grande oportunidade de evangelizar as crianças e os amigos que eles levarem, logo, por que não escolher um tema que apresente o Plano de Salvação?  

Seja criativo, a ideia é apresentar Jesus para as crianças, mas você pode escolher um tema que chame a atenção dos pequenos. Existe muito a ser descoberto em Jesus, Ele mesmo disse que a vida eterna é que conheçam ao Pai e a Cristo que Ele enviou (João 17:3).  

Sendo assim, pense em temas que apontam para as maravilhas que podem ser descobertas em Deus. Separamos aqui algumas ideias de temas que você pode escolher: 

  • Caçadores de tesouros (Mateus 13:44 - o Reino dos céus é como um tesouro); 
  • O meu melhor amigo (João 15:13 - o amigo que dá a sua vida); 
  • Jesus, o verdadeiro herói (versículos que falem sobre os milagres de Jesus); 
  • Eu nunca estou sozinho (Salmos 139 - o Deus que me vê e que está comigo); 
  • O maior artista do mundo (Gênesis 1:1 - A criação); 
  • Minha casa preferida (Salmos 27:4 - o melhor lugar é na presença de Deus). 

3. Busque voluntários para trabalhar no evento 

ilustrando voluntários na EBF
Voluntários tem um papel importante na EBF e devem reconhecer o privilégio de contribuir

Aqui está uma boa oportunidade de recrutar novos voluntários para o Ministério Infantil. Uma vez que você definir a data da EBF, peça para divulgarem no culto sobre o evento e a necessidade de uma equipe para trabalho.  

Você vai precisar de uma ajuda extra já que a quantidade de crianças será maior. Se for necessário, faça um treinamento para esse dia, ore com os voluntários e lembre-os do privilégio de poder plantar as sementes da Palavra na vida dessas crianças. 

Conte também com a ajuda dos pais nesse dia. Converse com eles perguntando sobre a disponibilidade deles para ajudarem na Escola Bíblica de Férias e traga-os para perto. É uma boa oportunidade de engajar os pais na missão do Ministério Infantil. 

4. Estude a temática e prepare os materiais 

Assim, depois de escolher um tema, estude! Pesquise sobre esse tema, os textos bíblicos para fundamentar as lições, aproveite o material que você já utiliza no Ministério Infantil. Delegue pessoas da sua equipe para ministrar a Palavra, contar histórias, e estudem juntos.  

Prepare tudo que for necessário, planeje as lembrancinhas, faça as decorações, o figurino para o teatro. Não hesite em delegar tarefas para sua equipe, façam isso juntos, e transforme o momento da organização em um tempo leve e de comunhão entre seu time.  

5. Use a tecnologia a seu favor  

usar tecnologia como o app mykids na escola bíblica de férias
A tecnologia pode ser sua aliada no planejamento e execução de eventos do Ministério Infantil

Como a demanda de crianças na EBF é maior, seria interessante você usar um sistema de inscrição para esse evento. Se quiser, você também pode até cobrar algum valor simbólico que ajude a pagar as despesas da EB.  

Para isso, o ideal é buscar um softwares que te auxilie nessa tarefa. A tecnolgoia te ajudará a ter um controle melhor e dará mais agilidade ao processo de inscrição. 

Um bom exemplo de plataforma é o aplicativo, MyKids que tem um módulo para inscrição de eventos, feito especialmente para os eventos de Ministério Infantil, como as EBFs.  

Pelo app os responsáveis fazem o cadastro deles e das crianças, realizam a inscrição e pagamento, e fazem o check-in para a entrada do evento. Tudo isso sem precisar enfrentar longas filas e sem que a equipe tenha que ficar procurando o nome da criança em uma longa lista.  

O software também tem outras funções interessantes. Para o momento do lanche, o MyKids pode ser seu melhor amigo para obter informações de quantas crianças tem restrições alimentares e quais são elas. Além de você poder identificar facilmente essas crianças pelo símbolo na etiqueta e também pelo app. 

Quer saber mais sobre o MyKids e o módulo de eventos do aplicativo? Confira o vídeo abaixo:

6. Faça um plano de divulgação 

Depois de definir o tema e a data do evento comece a divulgar. O tempo ideal seria de pelo menos um mês antes. Sendo assim, faça uma arte do evento (ou conte com a ajuda do time de comunicação da igreja, se houver), faça cartazes, e divulgue também nas redes sociais.  

Peça para a liderança da igreja falar sobre a EBF nos avisos do culto. Entre em contato com os pais dizendo para levarem seus filhos e convidar os seus coleguinhas da escola e do bairro. Fale sobre a importância desse evento para a evangelização das crianças, e também desafie as crianças no culto infantil a levarem seus amigos para a EBF. 

Conclusão 

Coloque em prática essas dicas que vão te ajudar a organizar a Escola Bíblica de Férias e outros eventos também. Lembre-se que esses eventos representam oportunidades de levar Jesus para aqueles que ainda não o conhecem. São uma forma de, como cristãos, cumprirmos o "Ide" para o qual Jesus nos convocou.