Calendário do Ministério Infantil: dicas de planejamento para o 1º semestre

Para criar o Calendário do Ministério Infantil é importante fazer uma reflexão e avaliar as experiências passadas. Quando um ano termina e outro começa, geralmente, paramos para refletir e analisar o que aprendemos e vivenciamos no ano que passou e o que levaremos adiante.  

Sendo assim, a melhor coisa que podemos fazer para ter uma experiência melhor e mais organizada é ter um bom planejamento. 

O novo ano é uma ótima oportunidade de começar um trabalho fazendo um planejamento estratégico e um calendário organizado para priorizar aquilo que não pode ser deixado de fora no ensino das crianças da igreja.  

Confira, então, essas dicas que preparamos para te ajudar a planejar o seu calendário do Ministério infantil!

Como planejar o Calendário no Ministério Infantil

1. Não perca de vista a sua missão e visão

imagem ilustra o foco do Calendário do Ministério Infantil
A missão deve nortear o Calendário do Ministério Infantil

Antes de começar a montar o Calendário do Ministério Infantil, questione: qual é a sua missão? Se isso ainda não está claro para você, tire um tempo para meditar sobre o assunto.  

A nossa grande comissão como cristãos é fazer discípulos para Cristo, pregar o evangelho e fazer o nome e as obras de Jesus conhecidos. Com as crianças não é diferente, elas podem ser, desde a infância, discípulas de Jesus, e seu trabalho é cooperar para que isso aconteça. 

Portanto, como coordenador do Ministério Infantil sempre pense no que soma com o propósito do seu Ministério - com sua missão e visão e não perca isso de vista.  

Às vezes você e sua equipe terão ideias muito boas mas que não fazem sentido para cooperar com a construção da sua missão no Ministério Infantil. Pense no que tem a ver com o seu propósito e caminhe sempre nessa direção. 

"Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado (...)." (Mateus 28:19, 20a) 

2. Estabeleça as suas prioridades 

Depois de alinhar com a liderança da igreja as datas do calendário anual, está na hora de começar a estabelecer o calendário do Ministério Infantil. Comece preenchendo no calendário as suas prioridades, como por exemplo, seu tempo com a equipe.  

Existem muitas pessoas que estão dispostas a ensinar e trabalhar com as crianças, mas poucas que sabem, de fato, como fazer isso.  

Por isso é preciso investir em treinamentos. Assim, coloque na agenda tempo para capacitações, comunhão e alinhamentos com a equipe, são eles quem cuidam das crianças e precisam ter prioridade. Investir na equipe é investir nas crianças. 

3. O Calendário do Ministério Infantil deve acompanhar o calendário anual da igreja

Geralmente, já existe uma agenda pré-estabelecida dos eventos anuais da igreja. Então, converse com sua liderança e tenha em mãos essas informações antes de planejar os eventos e atividades do Ministério Infantil. 

É importante que as agendas caminhem em concordância para que, por exemplo, não haja eventos simultâneos que possam acabar sobrecarregando as equipes de trabalho da igreja ou que demandem de um espaço físico extra.  

Ter essas informações te ajudará a saber em quais eventos da igreja também caberia uma programação infantil. 

4. Use as ações do ano anterior como referência 

Por que não continuar fazendo o que já está dando certo? Reveja o que foi realizado no ano anterior analisando o que deu certo e o que você teria feito de diferente e então inclua essas atividades no seu planejamento.  

Reúna-se com sua equipe e pensem: quais foram as atividades com melhores resultados e que valem a pena repetir neste ano? O que foi muito desafiador e precisa ser melhorado? O que não deu certo de maneira alguma e deve ser descartado?  

Conversem sobre isso e planejem o calendário de eventos e as atividades de acordo com o que funciona para a realidade da sua igreja local. 

5. Escolha as datas conforme o propósito cristão 

menino com o calendário do ministério infantil

Ao longo do ano existem muitas datas comemorativas dentro do calendário cristão, algumas mais tradicionais como a Páscoa e o Natal, e outras nem tanto. Portanto, você pode escolher quais datas você e sua equipe consideram importante para trabalhar com as crianças.  

Uma ideia para desenvolver o tema ao redor das datas comemorativas é explicar para os pequeninos o verdadeiro sentido de cada comemoração, o que a Bíblia diz a respeito, como também a história por trás dessas datas.  

Desse modo, analise com seu time o que vai fazer mais sentido de acordo com o que vocês querem cultivar ao longo do ano, não precisa trazer lições especiais em todas as datas comemorativas, é importante ter foco! 

6. Inclua no Calendário do Ministério Infantil um cronograma de ministrações 

Criar um cronograma de ministrações irá facilitar muito o seu planejamento. Defina quais os temas que serão trabalhados ao longo de cada semestre e divida tudo isso em pequenos temas que serão desenvolvidos mês a mês e logo, semana após semana.  

Esse planejamento é importante para que haja coerência na construção da temática/assunto e resulte em um aprendizado mais significativo. 

Além disso, fazer um cronograma com antecedência te dará tempo hábil para pensar em dinâmicas e atividades que podem ser realizadas de maneira mais organizada e excelente. Um caminho com planejamento garante a nós mesmos que estamos dando o nosso melhor. 

7. Faça ações que também incluam os pais  

mulheres participando de evento

É muito importante caminhar perto dos pais das crianças, afinal eles são os maiores responsáveis no discipulado de seus filhos. Planeje encontros e reuniões com os pais para compartilhar o que as crianças têm aprendido nos cultos infantis, e falar, à luz da Palavra, sobre a criação de filhos nos caminhos do Senhor.  

Compartilhe o que está no seu coração sobre as crianças e o que o Senhor tem falado com você sobre elas e orem juntos! Estabeleça alvos de oração e encoraje os pais a orarem pelos seus filhos.  

8. Antes de tudo, ore 

Por fim, uma última dica e não menos importante é: ore! Conte com a ajuda do maior interessado no pastoreio do pequeno rebanho.  

Invista tempo orando com sua equipe, pois muito pode ser construído no lugar de oração. Conte com a orientação e a sabedoria do alto, que Deus dá livremente àquele que o pede.  

Sendo assim, pergunte ao Senhor o que Ele planeja para essas crianças, pois nós podemos fazer planos, mas é Deus quem nos dá a resposta final.  

Gostou dessas dicas? Então, para te ajudar com seu planejamento, o MyKids preparou um calendário 2023 para o Ministério Infantil que você pode baixar gratuitamente clicando no banner abaixo.