Como coordenar o Ministério Infantil: confira 10 dicas

Preparamos dicas especiais para ajudar você a coordenar o Ministério Infantil conforme a sua missão e a da sua Igreja. Confira esses 10 pontos para melhorar ainda mais a sua coordenação e qualificar o trabalho de pastoreio cristão.

1. Tenha a Bíblia como guia para coordenar o Ministério Infantil

mulher lendo a biblia para coordenar o ministério infantil
A Biblia deve ser a guia para coordenar o Ministério Infantil

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2)

A Bíblia é o guia do cristão, é por meio dela que Jesus se revela a nós. Em Salmos 1, nós vemos que aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite será como uma árvore plantada junto à fonte de águas.

Então, para coordenar o Ministério Infantil, um líder que é direcionado pela Palavra de Deus está firmado em um lugar seguro, um lugar onde a perfeita sabedoria de Deus se manifesta e guia melhor os seus caminhos e qualquer decisão que você tiver de tomar. Lembre-se que a Palavra é lâmpada para os nossos pés, seja guiado por ela.

2. Tenha clara sua missão no Ministério Infantil

As crianças são parte do corpo de Cristo tanto quanto qualquer pessoa e Jesus as ama e as convida para perto. Portanto, sua maior missão, como um líder, é apresentar as verdades de quem Deus é a cada um dos pequeninos e ensiná-los o caminho em que devem andar.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Logo, a sua missão precisa estar clara para que tudo que você planejar, fazer e coordenar no Ministério Infantil possa cumprir esse propósito: o de fazer as crianças conhecerem mais sobre quem é Deus. É um privilégio fazer parte da jornada das crianças com o Senhor!

3. Se conecte com os pais das crianças

Encoraje os pais a fazerem parte do que o Ministério Infantil está construindo. Conecte-se com eles, inclua-os nas programações e deixe-os a par do que as crianças estão aprendendo sobre Deus. A coordenação do Ministério Infantil pode ir até certo ponto, mas aqueles que realmente são chamados para evangelizar e discipular as crianças são os pais.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos”. (Deuteronômio 6:6)

4. Faça reuniões periódicas com os professores

coordenador do ministério infantil em reunião com professores
Reuniões são momentos importantes de alinhamento

As reuniões são momentos importantes de alinhamento e elas trazem todos do time para a mesma página. Por isso, é importante incluí-las no planejamento do Ministério Infantil. Reúna seu time, lembre-os da missão que vocês estão fazendo, encoraje-os e tenham juntos um tempo de oração.

Aproveite o tempo das reuniões para passar o planejamento, expor e aprofundar o conteúdo que será trabalhado, direcionar seu time sobre o que deve ser feito, tirar qualquer dúvida que alguém do time tenha e dê feedbacks gerais.

5. Treine os professores e voluntários

Conhecimento nunca é demais, então invista em treinamentos para os professores e voluntários do Ministério Infantil. O Senhor deseja alcançar as crianças, então é importante buscar capacitação e treinamento para fazer isso de maneira mais eficaz.

Busque desenvolver com seu time as habilidades e competências necessárias para o ensino infantil. Por exemplo: como ter uma boa didática, como ensinar de maneira mais dinâmica e como as crianças de cada idade aprendem. Com certeza isso pode ajudar a coordenar o Ministério Infantil de maneira mais excelente.

6. Organize algumas dinâmicas para manter os voluntários motivados

calendário e caneta
Tenho um calendário de dinâmicas e ações com os voluntários

Quando você fizer reuniões com os voluntários do Ministério Infantil, inclua dinâmicas na programação para motivá-los e para fazê-los se lembrarem porque estão ali.

Você pode fazer dinâmicas em grupo para incentivar o trabalho em equipe, como também competições de quem fica mais tempo fazendo agachamentos (vale qualquer exercício de ginástica) para falar sobre perseverança, que tal?

Incentive seu time a ter uma cultura de encorajamento fazendo uma dinâmica onde cada um escreve um elogio para alguém do time e troquem os elogios como em uma brincadeira de "amigo secreto".

Como coordenador do Ministério Infantil vale a pena lutar para caminhar com uma equipe motivada que também incentiva uns aos outros, você pode ir muito mais longe!

7. Estude sobre educação infantil para coordenar o Ministério Infantil

Para coordenar o Ministério Infantil você precisa estar por dentro de como funciona o aprendizado. A criança aprende melhor em um ambiente que seja atrativo e o ensino é mais eficaz se for feito de maneira criativa e divertida também.

Já ouviu que criança aprende brincando? Essa é uma realidade da aprendizagem na infância, por essa razão, estude sobre como aplicar isso no Ministério Infantil para melhor atender o desenvolvimento dos pequeninos.

8. Faça cursos sobre liderança e aconselhamento

Um bom líder deve aprender sobre como fazer melhor o seu trabalho. Liderança é algo muito desafiador, são decisões para tomar, pessoas para liderar e aconselhar e alguns problemas para resolver.

Portanto, invista em conhecimento sobre essa área para exercer sua liderança da melhor forma. Ore e peça sabedoria ao Senhor para que Ele possa te capacitar, pois afinal, Ele é o líder perfeito e dá sabedoria a todos que o pedem.

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Tiago 1:5

9. Tenha um planejamento para eventos e palestras para os pais

Quando você fizer o planejamento da coordenação do Ministério Infantil, inclua eventos que os pais possam estar presentes. Aproveite datas comemorativas como por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Família, e até o Dia das Crianças, para fazer programações onde toda a família possa participar.

Aproveite esses momentos e invista um tempo apenas com os pais para trazê-los para mais perto. Encoraje-os a serem intencionais em discipular seus filhos.

Fale sobre a importância de uma educação bíblica e como os pais são o principal modelo que as crianças irão seguir em sua jornada de fé. Então, não deixe de incluir os pais e familiares nas programações com as crianças.

10. Organize as informações das crianças

mulher com ferramentas que ajudam a organizar e coordenar o Ministério Infantil
Tenha ferramentas que ajudam a organizar e coordenar o Ministério Infantil

Para você conseguir acompanhar mais de perto as crianças que participam do culto infantil é bom que seus dados estejam sempre atualizados. Também é importante controlar a frequência das crianças nos cultos.

Ter essas informações te ajudará a perceber quais delas estão mais ausentes e talvez estejam precisando de um pastoreio. Para isso, investir em uma ferramenta de check-in para as crianças pode facilitar sua vida como coordenador do Ministério infantil.

O APP MyKids, por exemplo, possui relatórios que informam quais famílias pararam de ir depois de um tempo. Dessa forma, você pode entrar em contato e tentar descobrir o que aconteceu. Se quiser saber mais, acesse o site do MyKids e confira outras funções e benefícios!

banner para falar com mykids