Páscoa no Ministério Infantil: como trabalhar o verdadeiro sentido da data festiva

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário cristão, pois celebra a vida que nos foi dada por meio do sacrifício de Jesus. Então, nunca é cedo para começar a se preparar para essa data tão significativa, por isso, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a trabalhar o verdadeiro sentido da Páscoa no Ministério Infantil.

O verdadeiro sentido da data 

A palavra Páscoa vem do termo hebraico pesach, que significa “passagem”, que representa a libertação do povo de Israel do Egito e está relacionada à passagem pelo Mar Vermelho. Quando Deus livra o seu povo do anjo da morte que tirou a vida de todos os primogênitos da terra do Egito (Êxodo 12), Ele ordenou que cada família de Israel separasse um cordeiro sem defeito e o sacrificasse, e em seguida, deveriam passar o sangue sobre os batentes das portas, e depois assar e servir o animal. Assim, o Senhor estabeleceu a Páscoa em meio ao seu povo.

“Já vestidos, calçados e segurando o bastão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa de Deus, o Senhor”. Êxodo 12:11

Dessa forma, o povo de Israel foi salvo, e todos os elementos simbólicos dessa festa apontavam para o dia em que o sacrifício do Cordeiro Santo de Deus traria salvação e esperança para todos os povos. Inclusive, a morte e a ressurreição de Jesus aconteceram em um momento onde o povo de Israel celebrava a Páscoa. 

A esperança que a Páscoa representa

A verdade é que nós estávamos mortos em nossos pecados, vivendo na escuridão e carecendo do conhecimento de Deus. Mas Deus, que é rico em misericórdia, nos deu vida através de Cristo, aquele que nos resgatou das trevas para a luz.

“Mas Deus, que é rico em amor e misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos pecados, deu-nos vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. Efésios 2:4-5

Quando você ensinar sobre o verdadeiro significado dessa data, ensine às crianças que assim como no passado Deus libertou o seu povo da escravidão do Egito, hoje, através do sangue do Cordeiro (Jesus), somos libertos do pecado. Por isso, nós podemos viver com esperança!

Como trabalhar a verdadeira Páscoa no Ministério Infantil

No Calendário Cristão a festa da Páscoa inicia-se no Domingo de Ramos e termina no Domingo da Ressurreição, período conhecido como Semana Santa. Porém, para trabalhar o verdadeiro sentido da Páscoa você pode começar contando a história desde o início: como o pecado entrou no mundo e o porquê do sacrifício de Jesus.

Uma dica é trazer a progressão dos fatos seguindo a ordem cronológica da Bíblia:

  • A queda (Gênesis 3): falar sobre o momento em que o pecado entra no mundo;
  • A Primeira Páscoa (Êxodo 12): Deus livra seu povo apontando para o dia do sacrifício de Cristo;
  • Domingo de Ramos (Mateus 21): a entrada de Jesus em Jerusalém, o rei humilde montado em um jumentinho;
  • A Última Ceia (Mateus 26:17-30): momento em que Jesus compartilha pão e vinho à mesa com seus discípulos apresentando os símbolos que representavam seu corpo e sangue.
  • A Crucificação (Mateus 27): contar a história do castigo e crucificação de Cristo, sobre o significado do que Ele fez.
  • A Ressurreição (Mateus 28): a morte não pôde segurar Jesus, Ele ressuscitou e hoje podemos ter esperança.

Dessa maneira, é possível se aprofundar no tema da Páscoa e mostrar às crianças que essa data tem um valor muito grande e que ela não é sobre ovos de chocolate e coelhos, mas é uma data que representa o grande amor de Deus por nós provado através do sacrifício de seu Filho.

5 ideias para a Páscoa do Ministério Infantil

Agora que você já sabe como desenvolver o tema da Páscoa no Ministério Infantil, que tal trabalhar isso de maneira bem criativa e didática? Trouxemos aqui algumas dicas que podem te ajudar:

1. Planeje-se e faça uma decoração

Primeiramente, faça um planejamento semanal para trazer todos os temas referentes à Páscoa de forma que termine no culto do Domingo da Ressurreição. Prepare os materiais que você precisará e os recursos visuais, afinal, a Páscoa é uma festa repleta de elementos e símbolos que você pode explorar e inclusive usar na decoração da sala do culto infantil, como por exemplo: pães sem fermento (pães ázimos), cordeiro, vinho e pão da ceia, e Cruz.

2. Conte a história de maneira criativa

Que tal programar um teatro que represente o sacrifício de Jesus? Reúna sua equipe, recrute voluntários que tenham essa habilidade, e ensaiem uma peça para enriquecer a visualização dessa história. Programe também uma representação lúdica da Última Ceia com as crianças, servindo pão e suco de uva apresentando o que cada um desses elementos significa. 

Quando você for contar a história da libertação do povo do Egito, você pode fazer uma sessão de cinema para assistir a um filme sobre essa história. Leve pipoca e suco ou combine com os pais das crianças para levarem um lanchinho e fazer um piquenique. Após ver o filme, faça uma roda com as crianças e conversem sobre a lição que podemos aprender com essa história da Bíblia.

3. Faça um culto especial de Páscoa

Prepare um culto especial de Páscoa, escolha louvores que falem sobre a morte e ressurreição de Jesus e de ações de graça. Conte a história do sacrifício de Jesus e lembre-os do que Deus fez com seu povo no Egito, e como nós também fomos libertos. Planeje brincadeiras e atividades, e lembrancinhas para marcar essa data especial.

4. Lembre as crianças do Plano de Salvação

Seja estratégico em alcançar o coração das crianças através da história da Páscoa que já é em si a história do plano de redenção. Por ser um feriado, pode ser que tenha visitantes na igreja, então, não deixe passar a oportunidade de pregar o evangelho!

5. Faça uma caça ao tesouro da Ressurreição

Que tal fazer atividades práticas que envolvam as crianças na narrativa da cruz? Uma sugestão é um caça ao tesouro bíblico, com pontos marcantes da história da morte e ressurreição de Jesus. 

A atividade consiste em levar as crianças para procurarem e seguirem pistas em locais do Ministério Infantil. Utilize cartelas ilustrativas com menções à história bíblica e em cada parada, aproveite para ler um trecho da bíblia relacionado à história antes de seguir para a próxima pista e assim por diante, até chegar ao tesouro.

E no final da atividade, ensine as crianças que o maior tesouro que podem encontrar é o próprio Jesus.

Agora que você já viu como é possível trabalhar a Páscoa no Ministério Infantil, que tal conhecer o material do MyKids com atividades de Páscoa?