O Natal está chegando e você ainda não fez um calendário de Natal para o Ministério Infantil? Nós vamos te dar uma mãozinha nessa missão! Antes de mais nada, vamos começar explicando o que é o calendário de Natal, mais conhecido como calendário do advento, e porque você deveria comemorar o Natal no Ministério Infantil.
O advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico e surgiu na história da Igreja como um tempo de preparação para o Natal. Ou seja, o advento está para o Natal assim como a quaresma está para a Páscoa. Mas independente da tradição que nossas igrejas fazem parte, todos nós temos um mesmo motivo para celebrar: a nossa salvação chegou!
Tradicionalmente o tempo do advento é de muita expectativa, alegria e espera. É um momento de expectativa sobre a primeira vinda de Jesus, de alegria por sua chegada e esperança do seu retorno.
Nesta época, fazemos um resgate do verdadeiro sentido do Natal porque para nós só há uma razão de celebrarmos. E não são os presentes que damos uns aos outros, mas o maior presente que nos foi dado por Deus.
Desta maneira, nossa maior atenção na época de Natal no Ministério Infantil está voltada para Jesus.
Primeiramente porque hoje contemplamos a Palavra que se fez carne, o Deus-homem, o Cordeiro perfeito, o menino de Belém, o mistério acima de todos os mistérios: a encarnação.
Deus habitou com os homens. O eterno se submeteu ao tempo, o Invisível se tornou visível e nós vemos a sua glória, a do Unigênito do Pai.
Por isso, no advento nós nos lembramos das promessas feitas antes da sua primeira vinda. Passamos pela história e chegamos até agora, em que esperamos Ele voltar.
De tantas datas importantes no ano, podemos dizer que o Natal está entre as favoritas das crianças. Elas amam receber os presentes, as férias da escola, a cidade toda colorida e os filmes de Natal.
Isto é, as crianças de alguma maneira são fascinadas pela cultura pop e aprendem desde cedo a olharem para o Natal como uma data comercial.
Embora muitos pais ensinem em casa qual é o verdadeiro significado do Natal, muitos outros não veem problema no fato do papai Noel ser mais esperado do que Jesus.
É por isso que o Natal no Ministério Infantil tem um valor muito especial. Isto é, enquanto as crianças são altamente expostas às campanhas brilhantes de um Natal onde a pessoa a ser celebrada é a que entrega presentes, a Igreja mantém seus olhos fixos na verdadeira estrela da festa: Jesus.
O Ministério Infantil tem um lugar de influência verdadeira na vida das crianças e famílias. Dessa forma, comemorar o Natal na igreja é trazer a atenção dos pequeninos para o lugar correto.
Primeiramente, antes de te dizer como fazer o seu calendário, vamos te dar algumas dicas importantes que devem ser consideradas.
O advento tradicionalmente começa no 4º domingo antes do Natal e termina na véspera de Natal. É uma maneira de celebrarmos mais do que em apenas 1 dia (dia 25), mas gerarmos uma expectativa ainda maior.
Por isso, neste post preparamos 28 dias de advento (começando no dia 27 de novembro e terminando no dia 24 de dezembro).
Mas, o que fazer nos dias de advento? Essa é a parte que você escolhe o que fazer. Confira algumas ideias para o Natal no Ministério Infantil:
Como as crianças não estão no Ministério Infantil todos os dias, sugerimos que você faça algumas atividades maiores nos domingos que antecedem o Natal. Entretanto, você pode enviar o devocional para os pais fazer todos os dias em casa.
Mesmo sem estar com as crianças todos os dias, o Natal no Ministério Infantil pode ser muito divertido. Nossa dica é que você faça o calendário ser simples, com atividades que reúnam as famílias de um jeito especial.
Por fim, você pode presentear as crianças com um calendário ou ensiná-las a fazer o próprio. A ideia é que cada dia se descubra um presente ou atividade. Você pode colocar dentro de envelopes, em caixinhas ou como a criatividade mandar.
Veja só algumas ideias que selecionamos para você:
Agora, vamos às atividades do calendário para usar no Ministério Infantil e Natal?
Preparamos algumas atividades de advento que se espelham em quem Jesus era, como uma maneira de lembrar os fatos sobre a sua vinda. Adicionamos também algumas atividades que são bem tradicionais e vão incluir toda a família.
Como dito anteriormente, a ideia é em cada dia fazer uma atividade dessas. Para ficar mais interessante, você pode escrever cada uma em um papel diferente e embaralhar - como uma real surpresa para cada dia.
Aproveite este momento para ensinar sobre o verdadeiro Natal para as crianças.